São Paulo – Além dos milhares de restaurantes , bares, padarias e cafeterias, outra opção para os amantes de uma boa comida tem ganhado cada vez mais espaço na cidade de São Paulo: as famosas feirinhas gastronômicas.
Conhecidas em diversas partes do mundo, as feiras reúnem em um único espaço diversas opções de comida para os mais diferentes paladares. O preço também é um grande diferencial já que os pratos custam em média 15 reais.
Segundo um levantamento da São Paulo Turismo (SPTuris), pelo menos sete feiras já existem na cidade. Veja abaixo onde encontrá-las:
Feirinha Gastronômica Jardim das Perdizes
Onde fica: Avenida Marquês de São Vicente, 2301 - Jardim das Perdizes.
Horário de funcionamento: sábado e domingo, das 12h às 20h.
Butantan Food Park
Onde fica: Rua Agostinho Cantu, 47 - Butantã.
Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 11h às 16h. Quinta a sábado, das 11h às 22h. Domingos, das 12h às 19h.
Pracinha Gourmet
Onde fica: Rua Tenerife, 74 - Vila Olímpia.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 15h.
Panela na Rua
Onde fica: Praça Benedito Calixto, 85 - Jardim Paulista.
Horário de funcionamento: domingo, das 12h às 18h.
Galpão Gastronômico
Onde fica: Avenida Mofarrej, 992 - Vila Leopoldina .
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 15h30. Sábados e domingos, das 12h às 18h.
Centro Gastronômico de Itaquera
Onde fica: Rua Gregório Ramalho - Itaquera -( Praça da Estação).
Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 10h às 20h. Sexta a domingo, das 10h às 22h.
Pátio Gastronômico
Onde fica: Rua Relíquia, 383 - Casa Verde.
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h às 22h. Sábados e domingos, das 12h às 20h.
São Paulo –Na tentativa de prever as transformações e as
inovações em várias áreas para este ano, a JWTIntelligence (braço de inteligência da agência de publicidade J. Walter Thompson)elaborou um estudo que lista as 100 principais
tendências de mudanças pelas quais a sociedade deve passar em 2015.Nas imagens, você pode conferir 15 delas, nas áreas de comida e bebida, estilo de vida, viagem e
comportamento .
2. 2015 será o ano das sequências no cinema 2 /17
Para garantir a audiência nas salas de cinema em 2015, os estúdios apelaram para os velhos clássicos, sequências e histórias de sucesso adaptadas para as telonas. Filmes como “O quarteto fantástico”, “Os Vingadores 2: A era de Ultron”, “Jurassic World” e “Cinderela” são alguns exemplos. Segundo o relatório, essa estratégia mostra que, em tempos em que a política e a economia mundiais estão em um cenário estagnado e complexo, é preciso oferecer algo que tenha apelo.
3. Valorização das pessoas “reais” 3 /17
Ao mesmo tempo em que as redes sociais criam a necessidade de ser (ou parecer) sempre belo, uma das tendências deste ano é valorizar as pessoas como elas são na realidade, sem maquiagem e retoques. Um fator que impulsionou essa mudança foi o vídeo da música 7/11, de Beyoncé, em que a cantora aparece usando moletom, em um apartamento bagunçado, próximo da vida real.
4. O carvão e a beleza 4 /17(Jimmy Jimbo / Free Images)
O carvão está ganhando força na lista de ingredientes que fazem bem para a beleza, seja na forma de alimento (suco, por exemplo), seja como produto aplicado externamente (como sabonete). Um dos benefícios, segundo a marca Juice Generation, seria a capacidade que o carvão tem de impedir que produtos químicos prejudiciais sejam absorvidos pela pele.
5. A couve e os superalimentos 5 /17(Dercílio / Saúde)
Os chamados alimentos funcionais estarão com tudo em 2015, principalmente a couve, cada vez mais usada como matéria-prima para produtos de beleza. A tendência é que, cada vez mais, as pessoas vejam bem-estar, saúde e beleza como coisas conectadas, que podem ser alcançadas com uma boa alimentação e com esses ingredientes naturais.
6. Tudo prensado a frio 6 /17(Ramzi Hashisho / Stock Xchng)
Os sucos prensados a frio já estavam na moda, mas esse método de preparo que conserva todas as vitaminas e nutrientes deverá se espalhar. Agora existe, em Londres, o leite de amêndoas prensado a frio e mais coisas poderão vir pela frente.
7. Enlatados gourmet 7 /17(Alex Silva / Saúde)
O fenômeno da “gourmetização” não vai parar em 2015. Pelo contrário. De acordo com o relatório, as latinhas de comida estão passando a guardar também alimentos da alta gastronomia. Os restaurantes The Popsy Room, de Hong Kong, e London’s Soho, da Inglaterra, e a agência Empatía, da Argentina, já oferecem esse tipo de produto: comida boa dentro de latas estilosas.
8. Bebidas híbridas 8 /17(Divulgação)
Ao que tudo indica, o ano de 2015 será marcado pelas bebidas alcoólicas “híbridas”, aquelas feitas em recipientes antes utilizados para fabricar outros tipos de bebidas. Com a intenção de atingir o público jovem, da geração y, as marcas investirão nesse tipo de produto. Um exemplo de lançamento será a Grey Goose VX, bebida que mistura vodca e conhaque.
9. Chá verde faz sucesso entre os hipsters 9 /17(Wikimedia Commons)
O chá verde em pó ou moído, próprio do Japão e também conhecido por matcha, está fazendo sucesso entre os hipsters que buscam alimentos saudáveis. Essa onda fez com que fosse inaugurado, no Brooklyn, em Nova York, um bar especializado na bebida. O objetivo? Conquistar a geração y.
10. Cerveja e shots de bebida repaginados 10 /17(HeadCRasher/Creative Commons)
Depois da elevação da junk food ao nível gourmet, bartenders estão buscando fazer o mesmo com as bebidas. Segundo o relatório de tendências, a boa e velha combinação de um shot de destilado com uma caneca de cerveja está ganhando novas nuances. A novidade está em servir a dupla com bebidas mais sofisticadas, como uma boa cerveja do tipo Ale e um uísque escocês de alta qualidade, para aguçar os paladares mais exigentes.
11. Beber caldo de osso 11 /17(Photodisc)
É isso mesmo. Ingerir caldo de osso é uma das tendências de 2015, graças ao sucesso de dietas como a Paleolítica, centrada em alimentos de origem animal. Os adeptos do caldo de osso ressaltam que o líquido possui muitos nutrientes, ajuda a melhorar a saúde e a beleza, é barato de fazer e saboroso.
12. Espírito aventureiro 12 /17(Getty Images)
O turismo de aventura é um dos mais promissores da atualidade. Consumidores têm valorizado cada vez mais as experiências e algumas empresas estão aproveitando essa onda para lançar produtos alinhados com essa tendência. Marcas como West America e Urban Outfitters são dois exemplos. Enquanto a primeira cria adesivos com pensamentos aventureiros, a segunda faz roupas com esse mesmo espírito.
13. Turismo de bem-estar 13 /17(Wazari Wazir / Flickr Commons)
Não basta conhecer lugares, é preciso também que a viagem proporcione a sensação de bem-estar. Essa é uma tendência dos viajantes atuais, que estão cada vez mais preocupados com saúde, tranquilidade e lazer.
14. Viajar para conhecer pessoas 14 /17(Brent Stirton/Getty Images)
Para além dos pontos turísticos, serviços de viagens aproximam os viajantes das comunidades locais dos destinos para onde viajam, criando uma rede de pessoas. A companhia My Plus One, por exemplo, coloca o turista em contato com moradores do lugar para que possam mostrar aquilo que só um local conhece, como os melhores bares e lojas.
15. Chega de superproteger os filhos 15 /17(Greenpeace)
Outra tendência percebida pelo relatório é a postura mais firme dos pais em relação aos filhos, sem muito mimo ou blindagem contra problemas. O desejo de deixar que os pequenos resolvam seus próprios dilemas, mesmo que tenham que sofrer um pouco, está se difundindo e pode surtir efeitos positivos tanto para os pais, quando para os filhos.
16. Agora, veja as mudanças que o mundo pode ver em 2015 16 /17(Creative Commons/ Martinak15)