6 sucessos do grupo de rock “The Band”
Vocalista e baterista da banda Levon Helm morreu de câncer na garganta nesta quinta-feira
Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2012 às 17h45.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h24.
São Paulo - Antes de serem “The Band”, o grupo de rock formado por Robbie Robertson, Rick Danko, Levon Helm, Richard Manuel e Garth Hudson era o “The Hawks”, que começou a tocar para o cantor Ronnie Hawkins em 1958. Entre esse ano e 1967, quando a “The Band” surgiu oficialmente, eles subiram ao palco com Bob Dylan e tiveram grande sucesso. Passando por várias formações, o grupo existiu entre 1967 e 1976 e, depois, de 1983 a 1999. Apesar de ter mudado muito ao longo do tempo, Levon Helm (no centro da foto), baterista e vocalista da banda, permaneceu desde o começo. Nesta quinta-feira, ele faleceu devido a um câncer de garganta. Desde que teve sua doença diagnosticada, ele continuou sua carreira solo e o último trabalho lançado foi a gravação "Ramble at the Ryman", em 2011. Confira a seguir alguns dos sucessos que Helm e os outros integrantes da “The Band” tocaram ao longo da carreira.
A música “Up On Cripple Creek” está presente no segundo álbum da “The Band” e foi lançada em novembro de 1969. Na virada do ano para 1970, ela alcançou o 25º lugar na lista de 100 hits da Billboard nos Estados Unidos. A faixa foi escrita por Helm e pelo guitarrista Robbie Robertson, e é uma das trilhas do filme “O Último Concerto de Rock” (1978), dirigido por Martin Scorsese, que mostra a apresentação de rock “The Last Waltz”, em 1976, organizada pelo conjunto, com a participação de vários ícones do estilo, como Bob Dylan e Eric Clapton.
Considerada a 41ª melhor música de todos os tempos pela edição americana da revista Rolling Stone, em 2004, “The Weight” foi lançada em 1968 e faz parte do álbum “Music from Big Pink”, o primeiro disco independente da banda. A autoria é do guitarrista Robbie Robertson, principal letrista do grupo. Essa música também foi vista como uma das 500 que deu forma ao rock, de acordo com o museu americano Rock and Roll Hall of Fame.
Essa é outra música presente no filme “O Último Concerto de Rock”. “Ophelia” foi lançada no sexto álbum de estúdio da “The Band”, o “Northern Lights – Southern Cross” (1975). Mesmo sem ter tido grande sucesso de vendas, o disco foi bem destacado por Levon Helm em sua biografia “This Wheel's on Fire” (2000), na qual o músico afirmou que esse havia sido o melhor álbum do conjunto desde o “The Band”. No ano de 1976, o trabalho ficou na 26ª posição na lista dos 200 melhores da Billboard e “Ophelia” entrou para a lista dos hits, ficando em 62º lugar na América do Norte.
Lançada pela “The Band” em seu primeiro álbum, “Music from Big Pink” (1968), “I Shall Be Released” foi escrita por Bob Dylan. No filme “O Último Concerto de Rock”, ela é tocada por todos os artistas da noite, incluindo o ex-beatle Ringo Starr e Eric Clapton. Antes de ser gravada pela banda, Bob Dylan incluiu a música no álbum “Basement Tapes”, de 1967. Em 1971, ele regravou a faixa que foi lançada novamente no “Greatest Hits Bob Dylan vol. II”.
Essa música também foi escrita por Bob Dylan, mas dessa vez, ele contou com a ajuda de Richard Manuel, da “The Band”. A gravação de “Tears of Rage” ocorreu em 1967 na casa rosa onde foi feito o primeiro álbum da banda, o “Music from Big Pink” (1968). A versão cantada por Bob Dylan com o grupo só foi publicada no disco “The Basement Tapes” (1975), enquanto a gravação para o primeiro disco da “The Band” teve Richard Manuel na voz principal.
A épica letra de “The Night They Drove Old Dixie Down” foi escrita por Robbie Robertson e o tema é os últimos momentos da Guerra de Secessão, nos Estados Unidos. O lançamento foi em 1969, no segundo disco da banda. O sucesso do hit foi tão grande que ele foi incluso nas listas de melhores de todos os tempos das revistas Rolling Stone e Time, e também foi considerada como uma das músicas que formaram o rock, de acordo com o museu Rock and Roll Hall of Fame. Além da “The Band”, outros artistas interpretaram a música. A mais bem-sucedida foi Joan Baez, que chegou ao terceiro lugar da lista da Billboard em 1971, nos Estados Unidos.