Exame Logo

6 sucessos do grupo de rock “The Band”

Vocalista e baterista da banda Levon Helm morreu de câncer na garganta nesta quinta-feira

Clássicos (Wikimedia Commons)
DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 17h45.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h24.

São Paulo - Antes de serem “The Band”, o grupo de rock formado por Robbie Robertson, Rick Danko, Levon Helm, Richard Manuel e Garth Hudson era o “The Hawks”, que começou a tocar para o cantor Ronnie Hawkins em 1958. Entre esse ano e 1967, quando a “The Band” surgiu oficialmente, eles subiram ao palco com Bob Dylan e tiveram grande sucesso. Passando por várias formações, o grupo existiu entre 1967 e 1976 e, depois, de 1983 a 1999. Apesar de ter mudado muito ao longo do tempo, Levon Helm (no centro da foto), baterista e vocalista da banda, permaneceu desde o começo. Nesta quinta-feira, ele faleceu devido a um câncer de garganta. Desde que teve sua doença diagnosticada, ele continuou sua carreira solo e o último trabalho lançado foi a gravação "Ramble at the Ryman", em 2011. Confira a seguir alguns dos sucessos que Helm e os outros integrantes da “The Band” tocaram ao longo da carreira.
  • 2. “Up On Cripple Creek”

    2 /7

  • Veja também

    A música “Up On Cripple Creek” está presente no segundo álbum da “The Band” e foi lançada em novembro de 1969. Na virada do ano para 1970, ela alcançou o 25º lugar na lista de 100 hits da Billboard nos Estados Unidos. A faixa foi escrita por Helm e pelo guitarrista Robbie Robertson, e é uma das trilhas do filme “O Último Concerto de Rock” (1978), dirigido por Martin Scorsese, que mostra a apresentação de rock “The Last Waltz”, em 1976, organizada pelo conjunto, com a participação de vários ícones do estilo, como Bob Dylan e Eric Clapton.
  • 3. “The Weight”

    3 /7

  • Considerada a 41ª melhor música de todos os tempos pela edição americana da revista Rolling Stone, em 2004, “The Weight” foi lançada em 1968 e faz parte do álbum “Music from Big Pink”, o primeiro disco independente da banda. A autoria é do guitarrista Robbie Robertson, principal letrista do grupo. Essa música também foi vista como uma das 500 que deu forma ao rock, de acordo com o museu americano Rock and Roll Hall of Fame.
  • 4. “Ophelia”

    4 /7

    Essa é outra música presente no filme “O Último Concerto de Rock”. “Ophelia” foi lançada no sexto álbum de estúdio da “The Band”, o “Northern Lights – Southern Cross” (1975). Mesmo sem ter tido grande sucesso de vendas, o disco foi bem destacado por Levon Helm em sua biografia “This Wheel's on Fire” (2000), na qual o músico afirmou que esse havia sido o melhor álbum do conjunto desde o “The Band”. No ano de 1976, o trabalho ficou na 26ª posição na lista dos 200 melhores da Billboard e “Ophelia” entrou para a lista dos hits, ficando em 62º lugar na América do Norte.
  • 5. “I Shall Be Released”

    5 /7

    Lançada pela “The Band” em seu primeiro álbum, “Music from Big Pink” (1968), “I Shall Be Released” foi escrita por Bob Dylan. No filme “O Último Concerto de Rock”, ela é tocada por todos os artistas da noite, incluindo o ex-beatle Ringo Starr e Eric Clapton. Antes de ser gravada pela banda, Bob Dylan incluiu a música no álbum “Basement Tapes”, de 1967. Em 1971, ele regravou a faixa que foi lançada novamente no “Greatest Hits Bob Dylan vol. II”.
  • 6. “Tears of Rage”

    6 /7

    Essa música também foi escrita por Bob Dylan, mas dessa vez, ele contou com a ajuda de Richard Manuel, da “The Band”. A gravação de “Tears of Rage” ocorreu em 1967 na casa rosa onde foi feito o primeiro álbum da banda, o “Music from Big Pink” (1968). A versão cantada por Bob Dylan com o grupo só foi publicada no disco “The Basement Tapes” (1975), enquanto a gravação para o primeiro disco da “The Band” teve Richard Manuel na voz principal.
  • 7. “The Night They Drove Old Dixie Down”

    7 /7

    A épica letra de “The Night They Drove Old Dixie Down” foi escrita por Robbie Robertson e o tema é os últimos momentos da Guerra de Secessão, nos Estados Unidos. O lançamento foi em 1969, no segundo disco da banda. O sucesso do hit foi tão grande que ele foi incluso nas listas de melhores de todos os tempos das revistas Rolling Stone e Time, e também foi considerada como uma das músicas que formaram o rock, de acordo com o museu Rock and Roll Hall of Fame. Além da “The Band”, outros artistas interpretaram a música. A mais bem-sucedida foi Joan Baez, que chegou ao terceiro lugar da lista da Billboard em 1971, nos Estados Unidos.
  • Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoIndústria da músicaMúsicaRock

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame