6 razões para ir à academia que não têm a ver com emagrecer
E se lhe disséssemos que frequentar a academia não beneficia apenas sua boa forma física?
Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2016 às 18h07.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h19.
A maioria das pessoas se matricula numa academia para perder alguns quilos ou ganhar músculos, ambas elas metas nobres. Mas, e se lhe disséssemos que frequentar a academia não beneficia apenas sua boa forma física ? Malhar envolve muito mais que um número numa balança. Veja algumas razões para ir à academia que não têm nada a ver com seu corpo:
Vamos encarar a verdade: fazer amigos novos é uma das partes mais difíceis da vida de adulto. A academia é um lugar perfeito para conhecer gente nova (você já tem alguma coisa em comum com quem está lá!) e é um ambiente fácil para começar a bater papo. “Quer alguém para observar como você está fazendo?” é perfeito para quebrar o gelo. Sem falar que ter um amigo com quem você malha na academia ajuda a fazer você perseverar com suas metas de fitness. Pesquisas mostram que ter amigos com metas semelhantes aumenta nossas chances de êxito. É bom para todo o mundo.
O exercício físico pode ser mais conhecido pelos efeitos que tem sobre o corpo, mas também beneficia a mente. Estudos sugerem que o exercício físico promove a função cognitiva e reforça a memória. Malhar depois de estudar também pode ajudar você a guardar a matéria estudada na cabeça, informa a revista Scientific American.
Se fazer novos amigos e promover a saúde de seu cérebro não foram o suficiente, quem sabe você se convença ao saber que suas transas podem melhorar. Não apenas o exercício físico lhe dará mais autoconfiança como também pode ter impacto direto sobre sua saúde sexual. Um estudo de 2015 constatou que os homens que se exercitam mais sentem melhoras em sua função sexual total.
As fotos de “fitspo” (uma contração de “fitness” e “inspiration”. Indica fotos de pessoas magras e em forma, com o objetivo de motivar o espectador a querer tornar-se como elas) tendem a provocar um ciclo mental que prejudica nosso autoestima. Mas frequentar uma academia é uma maneira saudável e realista de conseguir inspiração de fitness de outras pessoas que estão em uma jornada semelhante. E frequentar a academia também pode inspirar você em outras áreas da vida. Pesquisas revelam que o exercício físico regular pode ter impacto positivo sobre nossa criatividade. Se você quiser infundir mais imaginação ao seu trabalho, seus hobbies ou sua vida de maneira geral, amarre seus tênis!
Acordar cedo, especialmente no meio do inverno, geralmente não é a ideia que as pessoas se fazem de uma maneira agradável de começar o dia. Mas é possível transformar-se em uma “pessoa matinal”, e um jeito de fazê-lo é começar o dia malhando até transpirar. De acordo com a Clínica Mayo, frequentar a academia nos dá uma injeção de ânimo e melhora nosso humor. Converter o exercício em parte de sua rotina matinal lhe dará o ponto de partida necessário para você ter um dia produtivo.
Uma boa noite de sono é um dos componentes mais importantes de uma vida saudável, e começar seu dia com exercício físico pode ajudá-lo a dormir bem. Estudos mostram que o exercício físico suave pela manhã, como uma caminhada acelerada ou um passeio de bicicleta, pode melhorar a qualidade de sono das mulheres. O que é melhor ainda é que dormir melhor, por sua vez, pode beneficiar seus relacionamentos, sua vida profissional e sua saúde mental geral. Soa como uma ótima razão para começar a se mexer.
Mais lidas
Mais de Casual
O carro mais desejado do Brasil acima de R$ 300 mil, segundo ranking EXAME CasualDa Itália ao Brasil: Armani construirá prédio em orla brasileira; saiba maisDe lounge exclusivo a café da manhã com privacidade: Meliá oferece experiência VIP para hóspedesCrudos e fritos: as tendências gastronômicas para o verão