São Paulo - Dezembro e janeiro são meses de férias para muita gente. Mas ainda dá tempo de planejá-las caso você tenha deixado tudo para a última hora. Opções não faltam. Para você não errar, Fernanda Souza, blogueira do Preciso Viajar, elencou, a pedido de EXAME.com, 6 destinos internacionais tanto para quem quer curtir verão, quanto para quem quer fugir do calor e aproveitar o frio.
Dezembro e janeiro são os melhores meses para visitar as praias paradisíacas da Tailândia. “As temperaturas são mais agradáveis e é uma temporada seca, com poucas chuvas”, afirma Fernanda. O período de alta temporada certamente significará mais turistas e diárias mais caras. É o preço que se paga para não correr o risco de enfrentar as monções – período de chuvas torrenciais e calor intenso – que assolam o país de abril a novembro. O que não pode faltar? Uma visita à praia de Koh Phi Phi, cenário de águas cristalinas e areia branca do filme “A Praia”, estrelado por Leonardo di Caprio.
É no verão que a Austrália se transforma: o calor dos meses de dezembro e janeiro traz muitas atrações e agitos para o país, além de ser o melhor momento para aproveitar as praias da região. Sydney é uma opção especial, segundo Fernanda: “A cidade tem uma das queimas de fogos de Réveillon mais bonitas do mundo”.
O Uruguai é um excelente destino turístico para o verão. “Montevidéu é uma das capitais mais tranquilas da América do Sul e, na minha opinião, uma das mais charmosas”, diz a blogueira. Os meses mais quentes do ano são ideais para explorar a cidade e seus restaurantes. Além disso, para quem procura férias mais agitadas, vale a pena dar uma esticada até Punta del Este, o balneário mais concorrido do Uruguai.
A capital da Turquia enfrenta o inverno nos meses de dezembro e janeiro. E, segundo Fernanda, é encantadora nessa época do ano. Além disso, como menos turistas frequentam a cidade no período, é possível conseguir boas promoções em hotéis e até mesmo passagens mais baratas para aproveitar os meses mais gelados do país.
Mesmo com um inverno rigoroso, Edimburgo, na Escócia, é famosa por seu Réveillon agitado. “A cidade é uma graça, cheia de história e extremamente preparada para o turismo e para o frio na época”, explica Fernanda.
Orlando, nos Estados Unidos, não é tão fria quanto as outras cidades do país durante o inverno, por isso, é uma boa opção para quem quer aproveitar os parques da Disney e Universal nos meses de dezembro e janeiro. Segundo a blogueira, “os parques temáticos ficam decorados e têm programação especial para Natal e Réveillon”. Sem contar as lojas, que fazem ótimas promoções.
O segmento de prédios com assinatura de grifes está em ascensão. No início de 2024, havia pelo menos 324 projetos em andamento, somando cerca de 26 mil unidades residenciais em 52 países