6 carros híbridos de arrancar “Ulalá!” em Paris
Confira alguns dos modelos com baixa emissão de carbono de dar água na boca apresentados no Salão de Paris, que vai até dia 14 de outubro
Vanessa Barbosa
Publicado em 9 de janeiro de 2014 às 17h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h17.
São Paulo - As principais montadoras do mundo não param de investir em carangos mais limpos e com menor consumo de combustível. Se é reflexo da crise ou da crescente preocupação com o meio ambiente , pouco importa. O que interessa é que os modelos verdes já são presença obrigatória nos principais salões de automóveis do mundo. Prova disso são os quatro-rodas com baixa emissão de carbono de dar água na boca apresentados na edição 2012 do Salão de Paris, que vai até dia 14. Você já conferiu aqui alguns dos carros elétricos que estão roubando a cena no evento, como o “brabinho” Smart ForStars, o minicarro eQ da Toyota e o todo azul SLS AMG Coupé Electric Drive, da Mercedes-Benz. Agora, é hora de conhecer os carros híbridos que também arrebatam elogios por lá. Clique nas fotos ao lado para conferir a seleção.
O mais novo supercarro verde da Peugeot é o Onyx, um conceito híbrido esportivo, que combina um exterior agressivo com uma motorização amiga do meio ambiente. Alimentado por um motor 3.7L V8 a diesel e um motor elétrico, o carro entrega 600 cavalos de potência. Um ponto alto do design é a combinação de linhas aerodinâmicas com a pintura em preto fosco e bronze na carroceria, que confere ao veículo um ar de mistério e ficção.
Dono de uma silhueta aerodinâmica, o novo híbrido da Lexus combina um motor a combustão e outro elétrico, que juntos entregam mais de 200 cv de potência e desempenho com emissões de CO2 abaixo de 100 g/km. Na cor “titânio líquido”, o cupê antecipa estilo que será adotado em modelos futuros da marca de luxo. Os para-choques mais largos foram moldados para melhorar a performance e conferir um design dinâmico e mais esportivo.
A Porshe leva à Paris o protótipo híbrido Panamera Sport Turismo, que impressiona no desempenho. Com uma potência total de 416cv, o modelo tem consumo combinado de combustível inferior aos 5/100 km e as emissões de CO2 não passam de 82 g/km. Juntos, o motor a combustão e o motor elétrico garantem ao protótipo aceleração dos zero aos 100 km/h em menos de seis segundos. No modo de condução puramente elétrico, o protótipo tem autonomia de pelo menos 30km, atingindo velocidade máxima de 130km/h.
A estrela “híbrida” da BMW no Salão de Paris é o Concept Active Tourer. O modelo, segundo a montadora, estabelece novos critérios no segmento dos veículos premium, combinando versatilidade, conforto e design esportivo. A BMW não revelou muitos detalhes técnicos do veículo, nem cifras, mas segundo a imprensa especializada, ele terá uma aceleração de 0 a 100 km/h que não deve passar dos 8 segundos. Já a velocidade máxima ficará perto dos 200km/h, com consumo de 2,5 l/100 km.
O compacto ao lado é o primeiro modelo da marca francesa exclusivamente concebido para ser 100% elétrico e chega ao mercado europeu custando a partir de 20 mil euros. Ele vem equipado com um motor elétrico de 88 cavalos de potência, que garantem velocidade máxima de 135km/h e uma autonomia de 210 km. Com design dinâmico e robusto, o Zoe possui dimensões semelhantes às do Clio: 4,08 metros de comprimento, 1,73 metros de largura e 1,56 metros de altura.
Esportivo e ecológico, o Honda CR-Z (abreviação em inglês de Compact Renaissance Zero) ganhou uma repaginada no visual para o Salão de Paris. O híbrido nipônico de dois lugares recebeu algumas atualizações estéticas como faróis de LED e novas rodas de liga leve. Já a potência dos motores a combustão e elétrico foram aumentadas, sem comprometer, no entanto, os consumo de energia ou as emissões. Quando combinados, os dois motores respondem por um consumo médio de 20 quilômetros por litro de combustível. Também foram apresentadas duas novas opções de cores: Energetic Yellow (um amarelo esverdeado) e o Aurora Violet (um violeta fechado e profundo). A previsão para o início da produção da versão atualizada do modelo é janeiro de 2013.
Mais lidas
Mais de Casual
Esta rua superou a Quinta Avenida, em Nova York, como a mais cara do mundo para varejoOs sucessos do cinema e a magia dos contos de fada ganham vida nos Parques Temáticos da DisneyQual a diferença entre vinho orgânico, biodinâmico, convencional e naturalHyrox: a nova competição fitness que está conquistando o mundo