Casual

5 respostas para os dilemas de um corredor

Conheça quais as melhores decisões a serem tomadas diante dos principais dilemas de um corredor


	Mulher correndo no parque: confira as dicas para tirar proveito de qualquer dúvida com inteligência
 (Peter Macdiarmid/Getty Images)

Mulher correndo no parque: confira as dicas para tirar proveito de qualquer dúvida com inteligência (Peter Macdiarmid/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2013 às 11h39.

São Paulo - Em cada dia que você corre é preciso tomar decisões: qual caminho seguir? Qual distância? Sozinho ou acompanhado? Ainda que seja fácil manter uma rotina, também é ótimo considerar diferentes opções nesses quesitos. Misturar é bom para a sua forma física e ajuda também em seu estado de espírito. Se está em uma encruzilhada, temos algumas dicas para você tirar proveito de qualquer dúvida com inteligência.

10 minutos ou nada?

Corra! Até um período tão curto quanto 10 minutos vai lhe ajudar a manter a forma quando não for possível treinar mais. E, essa pequena desconexão melhorará seu estado de ânimo. Talvez você nem precise tomar uma ducha depois, mas sempre que possível ela vem à calhar.

Dentro ou fora?

Se chove forte é melhor se refugiar correndo na esteira. Mas, sempre que possível você deve correr na rua. Por quê? O primeiro motivo é o ar fresco, muito mais agradável. Além disso, o tempo passa mais depressa. Para se preparar para uma competição, treinar na rua pode lhe ajudar na adaptação de seu corpo aos impactos do solo e às condições meteorológicas .

Só ou acompanhado?

Correr com um amigo é uma grande motivação. Um bom amigo servirá como motivador para corrida e ainda vai lhe ajudar quando a coisa se complicar, inclusive serve também para puxar seu ritmo de corrida. Porém, se está cansado, saiu de uma lesão ou está retornando de férias, é melhor não sair para correr com alguém muito mais veloz do que você. O mesmo se aplica a correr com alguém muito mais lento que você, o que impedirá seu progresso.

Asfalto ou montanha?

Correr por trilhas ou em ambientes arborizados é um grande modo de se divertir e sair da rotina. Ao mudar a paisagem, você transforma sua experiência e inclusive modifica sua forma de correr, já que o terreno é mais suave e desigual. Entretanto, se você sofre com seus tornozelo, tenha atenção e se for o caso aborte a missão. O asfalto é mais seguro para seus tornozelos.

Com ou sem relógio?

Esta é fácil: se um relógio serve como motivação para correr mais rápido, por mais tempo ou por uma distância mais longa, leve-o. Mas se o aparelho aumenta sua ansiedade, deixe-o em casa.

Acompanhe tudo sobre:CorridaEsportesExercícios FísicosFitnessSaúde e boa forma

Mais de Casual

Chablis: por que os vinhos dessa região da França caíram no gosto do brasileiro?

"A Era das revoluções", de Fareed Zakaria, explica raízes do mundo contemporâneo; leia trecho

Do campo à xícara: saiba o caminho que o café percorre até chegar a sua mesa

Com sustentabilidade e legado, sempre teremos Paris

Mais na Exame