Exame Logo

3º carro mais vendido do Brasil zera teste de colisão

Os resultados dos dois modelos na prova de impacto lateral foram os piores da recente bateria de testes

Porta traseira do Ka se abriu após o impacto em teste (Latin NCAP/Divulgação)

Guilherme Dearo

Publicado em 28 de outubro de 2017 às 14h30.

Última atualização em 28 de outubro de 2017 às 14h31.

São Paulo - O terceiro carro mais vendido no Brasil ( 8.727 unidades vendidas em 2017, até setembro ) tirou nota zero no teste de colisão feito pela Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina.

O Ford Ka e o Ka+ receberam a nota mínima (uma estrela) no teste que mediu a proteção de adultos e três estrelas no teste que mediu a proteção de crianças.

Veja também

Os resultados dos dois modelos na prova de impacto lateral foram os piores da recente bateria de testes.

O relatório do teste concluiu que o Ka foi mal avaliado no teste de impacto lateral porque o passageiro adulto apresentou lesões no peito. Também, porque houve "invasão da coluna 'B' no habitáculo" e porque apresentou dificuldade na abertura das portas.

Houve também falta de dispositivos de absorção de impacto lateral na estrutura e nos painéis das portas.

A conclusão da Latin NCAP: "o Ka não foi aprovado conforme a norma básica de proteção contra impactos laterais das Nações Unidas (UN95), obrigatória na Europa desde 1995".

Outros pontos criticados pelo relatório: o Ka não oferece cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, não há sistema que desliga o airbag do passageiro (recomendado quando há instalação de uma cadeirinha de criança) e a porta traseira direita se abriu durante o teste de impacto.

À revista Quatro Rodas, a assessoria de imprensa da Ford declarou que o Ka "cumpre integralmente com a respectiva legislação brasileira e oferece equipamentos de série que vão além das exigências locais de segurança".

Assista ao teste:

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoCarrosFordFord Ka

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame