3 dicas para reorganizar o armário com a chegada do frio

Para não dar chance para a bagunça, manter o armário impecável e não perder tempo na hora de se trocar, confira estas dicas de outono/inverno

São Paulo - O outono está (finalmente) entre nós! Com ele, o friozinho vem e começamos a precisar de itens que estavam bem guardados desde o começo do ano. Para você não se perder no armário e não dar chance para a bagunça, selecionamos três dicas de nossas personal organizers favoritas – elas vão te dizer como manter o armário impecável e como não perder tempo na hora de se trocar. Confira:

1.      Avaliação

Vocês já estão cansados de saber, nós entendemos. Mas todos os profissionais dizem o mesmo: organização está totalmente conectada à avaliação e descarte, o que vai aliviar a bagunça e deixar a tarefa de encontrar e identificar mais fácil. “Confortavelmente pode-se descartar entre 10 a 20% do armário, o que faz muita diferença”, diz a personal organizer Ingrid Lisboa. Para fazer um teste com mais tempo e saber quais roupas você realmente usa, a personal organizer Andrea Caetano dá a dica: vire os ganchos de todos os cabides para fora e vá devolvendo as roupas que você usar com o gancho para dentro. Depois de alguns meses você vai saber quais itens devem ser doados.

2.      Priorização

Aqui, quem manda é a regra do uso frequente e dos itens à mão: o que é mais usado deve sempre estar mais fácil de pegar e, o que é menos usado, em lugares mais distantes e fora do caminho, como as prateleiras mais altas ou super baixas, ou em espaços como embaixo da cama e caixas. “A ideia da organização é deixar tudo com facilidade de acesso. Tudo o que o morador usa com mais frequência deve ficar fácil de acessar”, conta a personal organizer Ingrid Lisboa. “Para a mudança de temperatura, nós deixamos algumas roupas de meia estação fáceis de pegar. Malhas e moletons finos, calça de moletom, botas curtas e outras peças também precisam ficar mais a mão”, completa. “Analise o que você utilizaria se esquentasse ou esfriasse e faça a separação. Caso haja espaço, deixe sempre as peças de outono no armário – são as únicas que podem ser usadas o ano todo independente da estação”, recomenda a personal organizer Juliana Faria.

3.      Organização

“O ideal é usar estratégias de otimização, para caber tudo no mesmo lugar. Detalhes como diminuir espessura do cabide e aproveitar os vãos entre os armários e prateleiras merecem atenção, assim como o uso de organizadores”, explica Ingrid. Para facilitar, Juliana sugere o seguinte passo a passo: “Guarde tudo o que não for utilizar na estação em sacos de embalagem a vácuo – eles diminuem o volume. Separe todos os itens por categorias: calças, camiseta de manga longa, casacos etc. Utilize o fundo das prateleiras para guardar as peças de verão e deixe as peças de outono na frente. Etiquete tudo, assim você saberá o que está guardado no fundo do armário mesmo sem estar visível. Se existir algo que você use somente nos finais de semana, coloque em caixas na parte mais alta do armário e deixe as regiões de mais fácil acesso para aquilo que você usa no dia a dia”.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.