10 ótimas músicas que fazem parte do legado de BB King
Considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, músico morreu na última quinta-feira
Da Redação
Publicado em 15 de maio de 2015 às 12h20.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h43.
São Paulo - O blues perdeu, na última quinta-feira, seu maior ícone. BB King, reconhecido como o "Rei do Blues", morreu aos 89 anos, devido a uma desidratação causada pela diabetes tipo 2. O legado de sua carreira, iniciada em 1949, serve de inspiração para músicos e fãs do mundo todo. Nas imagens da galeria, você confere algumas das maiores canções já tocadas por esse exímio guitarrista, marcado pelos solos lentos e precisos.
Gravada pelo "Rei do Blues" em 1952, a música "Three O'Clock Blues" marcou o início de seu sucesso na carreira. O hit havia sido gravado pela primeira vez em 1946, por Lowell Fulson, mas foi nas mãos de BB King que se tornou um dos sons de R&B mais vendidos. se tornou um
Embora "The Thrill is Gone" tenha tido bastante sucesso na versão de seus criadores originais, Roy Hawkins e Rick Darnell (1951), a versão de BB King gravada em 1969 foi a que consagrou a canção. Hoje, a faixa está na posição 185º da lista das 500 melhores músicas de todos os tempos, da revista Rolling Stone.
A música "When Love Comes to Town", realizada em parceria com a banda de rock U2, é fruto de uma tentativa de BB King se aproximar mais do público jovem. O hit foi lançado em 1989, no álbum Rattle and Hum, do U2.
"Every Day I Have the Blues" foi lançada pela primeira vez em 1935, pelos irmãos Sparks. Mais tarde, foi apropriada por BB King e vários outros artistas, que fizeram diferentes versões da melodia.
"Don't Answer The Door" é outra canção de sucesso que marcou a carreira de BB King. Escrita por Jimmy Johnson, a música foi lançada em 1966, quando o guitarrista já havia alcançado sua maturidade de estilo.
"How Blue Can You Get" foi gravada pela primeira vez pelo grupo musical Johnny Moore's Three Blazers, em 1949. Quinze anos depois, BB King emprestou sua voz e sua guitarra para a canção, que ganhou o público e foi um dos maiores destaques das paradas de 1964.
A música "Sweet Little Angel" também é conhecida pelos nomes "Black Angel Blues" e "Sweet Black Angel" e foi gravada pela primeira vez em 1930, por Lucille Bogan. Já em 1956, o "Rei do Blues" fez sua própria versão, marcada por um extenso solo de guitarra logo no começo.
Escrita e gravada pelo pianista Ivory Joe Hunter, a música "Since I Met You Baby" foi reproduzida em várias versões e uma delas é de BB King, em parceria com Gary Moore. A releitura da canção fez grande sucesso e, em 1992, ficou entre os maiores sucessos das paradas musicais do Reino Unido.
"Rock Me Baby" foi lançada em 1964 por BB King e logo se tornou um de seus maiores sucessos. Atualmente, é uma das músicas de blues mais gravadas por outros artistas. Em 1997, a faixa foi gravada por ele novamente, em parceria com Eric Clapton, para o álbum Deuces Wild.
"Chains and Things" foi lançada por BB King no álbum Indianola Mississippi Seeds, de 1970. O single ficou entre as melhores músicas pop e de R&B do ano de 1970, nas paradas da Billboard.
Mais lidas
Mais de Casual
Mais na Exame
Inteligência ArtificialMusk acusa OpenAI de tentar 'monopolizar' mercado de IA