Exame Logo

10 ótimas músicas que fazem parte do legado de BB King

Considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, músico morreu na última quinta-feira

"Rei do Blues" (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2015 às 12h20.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h43.

São Paulo - O blues perdeu, na última quinta-feira, seu maior ícone. BB King, reconhecido como o "Rei do Blues", morreu aos 89 anos, devido a uma desidratação causada pela diabetes tipo 2. O legado de sua carreira, iniciada em 1949, serve de inspiração para músicos e fãs do mundo todo. Nas imagens da galeria, você confere algumas das maiores canções já tocadas por esse exímio guitarrista, marcado pelos solos lentos e precisos.
  • 2. "Three OClock Blues"

    2 /12

  • Veja também

    Gravada pelo "Rei do Blues" em 1952, a música "Three O'Clock Blues" marcou o início de seu sucesso na carreira. O hit havia sido gravado pela primeira vez em 1946, por Lowell Fulson, mas foi nas mãos de BB King que se tornou um dos sons de R&B mais vendidos. se tornou um
  • 3. "The Thrill Is Gone"

    3 /12

  • Embora "The Thrill is Gone" tenha tido bastante sucesso na versão de seus criadores originais, Roy Hawkins e Rick Darnell (1951), a versão de BB King gravada em 1969 foi a que consagrou a canção. Hoje, a faixa está na posição 185º da lista das 500 melhores músicas de todos os tempos, da revista Rolling Stone.
  • 4. "When Love Comes to Town"

    4 /12

    A música "When Love Comes to Town", realizada em parceria com a banda de rock U2, é fruto de uma tentativa de BB King se aproximar mais do público jovem. O hit foi lançado em 1989, no álbum Rattle and Hum, do U2.
  • 5. "Every Day I Have the Blues"

    5 /12

    "Every Day I Have the Blues" foi lançada pela primeira vez em 1935, pelos irmãos Sparks. Mais tarde, foi apropriada por BB King e vários outros artistas, que fizeram diferentes versões da melodia.
  • 6. "Dont Answer The Door"

    6 /12

    "Don't Answer The Door" é outra canção de sucesso que marcou a carreira de BB King. Escrita por Jimmy Johnson, a música foi lançada em 1966, quando o guitarrista já havia alcançado sua maturidade de estilo.
  • 7. "How Blue Can You Get"

    7 /12

    "How Blue Can You Get" foi gravada pela primeira vez pelo grupo musical Johnny Moore's Three Blazers, em 1949. Quinze anos depois, BB King emprestou sua voz e sua guitarra para a canção, que ganhou o público e foi um dos maiores destaques das paradas de 1964.
  • 8. "Sweet Little Angel"

    8 /12

    A música "Sweet Little Angel" também é conhecida pelos nomes "Black Angel Blues" e "Sweet Black Angel" e foi gravada pela primeira vez em 1930, por Lucille Bogan. Já em 1956, o "Rei do Blues" fez sua própria versão, marcada por um extenso solo de guitarra logo no começo.
  • 9. "Since I Met You Baby"

    9 /12

    Escrita e gravada pelo pianista Ivory Joe Hunter, a música "Since I Met You Baby" foi reproduzida em várias versões e uma delas é de BB King, em parceria com Gary Moore. A releitura da canção fez grande sucesso e, em 1992, ficou entre os maiores sucessos das paradas musicais do Reino Unido.
  • 10. "Rock Me Baby"

    10 /12

    "Rock Me Baby" foi lançada em 1964 por BB King e logo se tornou um de seus maiores sucessos. Atualmente, é uma das músicas de blues mais gravadas por outros artistas. Em 1997, a faixa foi gravada por ele novamente, em parceria com Eric Clapton, para o álbum Deuces Wild.
  • 11. "Chains and Things"

    11 /12

    "Chains and Things" foi lançada por BB King no álbum Indianola Mississippi Seeds, de 1970. O single ficou entre as melhores músicas pop e de R&B do ano de 1970, nas paradas da Billboard.
  • 12. Veja, agora:

    12 /12(SBT / Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:ArteArtistasCelebridadesEntretenimentoIndústria da músicaMortesMúsica

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame