10 belos carros-conceito do Salão do Automóvel de 2014
Maior feira de veículos do país acontece em São Paulo, até dia 9 de novembro
Da Redação
Publicado em 31 de outubro de 2014 às 15h55.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h59.
São Paulo – O Salão do Automóvel de São Paulo abriu as portas ao público geral nesta quinta-feira trazendo não apenas as novidades que chegarão ao mercado, mas também o que as montadoras ainda sonham lançar um dia. Na edição deste ano, as grandes companhias trouxeram novas tecnologias e diferentes traços no design, com seus carros -conceito, expostos na feira ao lado dos lançamentos das marcas. O Salão, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, fica aberto até o dia 9 de novembro. Os ingressos estão à venda no site da Tickets for Fun e na bilheteria do Credicard Hall, em São Paulo. Veja, agora, alguns dos protótipos levados pelas empresas nesta edição.
Para captar a opinião dos visitantes, o conceito Fox Pepper, da Volkswagen, chegou ao Salão deste ano. No design, o modelo tem o teto preto, enquanto o restante do carro é em tom “vermelho tornado” (daí o nome pepper, que significa pimenta em inglês). Além do visual, a tecnologia também traz novidades, como o Controle Eletrônico de Estabilidade (sistema que busca recuperar a estabilidade do carro em situações iminentes de rodagem crítica) e o controle de tração ASR (que ajuda a arrancar ou acelerar em pisos de baixa aderência) e TC (que diminui o escorregamento na aceleração e em curvas mais fechadas). O motor é 1.6L MSI, de até 120 cv de potência e transmissão manual de seis marchas.
A Mitsubishi levou ao Salão do Automóvel o Concept GC PHEV, aposta da marca para o futuro dos carros. O veículo concebido é híbrido, tem tração 4X4 integral S-AWD, feito para rodar bem na cidade e no off-road. Todas as funções do veículo também podem ser controladas por uma grande tela sensível ao toque, monitorada pelo motorista, que também pode acessar a internet por meio do dispositivo.
Nesta edição da feira automobilística, a Nissan apresentou ao mundo o Kicks Concept, pensado para o mercado brasileiro. O crossover urbano compacto premium é uma versão mais realista do conceito anterior Nissan EXTREM, trazendo um design mais robusto e alegre, ao mesmo tempo, com detalhes em laranja vivo.
No ramo das picapes, a Chevrolet apresentou o conceito S10 High Country, modelo mais luxuoso do que o já existente. O utilitário é equipado com o motor 2.5 Flex, de 152 cavalos de potência, e é possível que se torne um produto comercializado no mercado.
Outro carro-conceito apresentado pela Volkswagen no Salão do Automóvel é o T-ROC, utilitário esportivo que vislumbra uma possível nova linha de SUV’s. Ao mesmo tempo em que o carro traz características de utilitário esportivo, com tração integral, ele também possui traços de um conversível, com a parte do meio do teto que pode ser dividida ao meio, removida e guardada no porta-malas. O carro é equipado com motor turbodiesel com injeção direta de 135 kW / 184 cv, tem três diferentes modos de direção e câmbio automático DSG (com dupla embreagem) com sete marchas.
O FT-1 é a materialização da forma como a Toyota vê o futuro dos carros, tanto que o nome remete à expressão, em inglês, “future Toyota”. O design do carrão esportivo foi relevado, pela primeira vez, no jogo “Gran Turismo 6” para os consoles PlayStation, e agora, fora das telas, está à mostra para o público do Salão do Automóvel.
Depois do Suzuki G70, conceito apresentado no Salão de 2012, a montadora traz agora o Crosshiker, evolução do anterior. O crossover foi pensado para ser eficiente e, ao mesmo tempo, ecologicamente sustentável. Seus materiais são leves e o motor é do tipo Auto Start Stop de 1.0L e três cilindros. Além disso, o carro conta com sistema de regeneração de energia para economizar combustível. Com essa e outras tecnologias, o veículo é capaz de andar 32 quilômetros com um litro de gasolina, e, para cada quilômetro rodado, apenas 70 gramas de gás carbônico são emitidos.
Nesta edição do Salão do Automóvel, a Subaru trouxe a segunda versão do conceito VIZIV que, assim como a primeira, possui teto de vidro, para que motorista e os três demais passageiros possam aproveitar a vista externa. O design busca passar a ideia de solidez e dinamismo, com faróis de LED, portas dianteiras que se abrem com movimento de “borboleta” e portas traseiras que são abertas por movimento deslizante. O modelo também leva um sistema de câmera EyeSight, que monitora todo o entorno do veículo, para prevenir acidentes, e direção autônoma, para manter o carro na faixa e evitar obstáculos. O carro-conceito tem ainda propulsão turbo-diesel com motorização híbrida e tração integral inteligente.
O conceito Renault Duster Oroch é uma espécie de prévia da nova versão picape do SUV compacto Duster. O utilitário traz um visual aventureiro, com cor branca acetinada na carroceria e detalhes na cor laranja, e uma proposta que mistura carro de passeio com cargueiro. O interior do carro tem espaço para cinco pessoas, sem deixar de lado o espaço da caçamba e o santantônio especial, para transportar pranchas de kitesurf. Na traseira, duas câmeras monitoram o veículo e suas imagens podem ser vistas pelo motorista no painel, com tela multimídia, na cabine.
Chamado de FE-7 ou Cross Concept PHEV, o carro-conceito da Geely é um protótipo híbrido construído a partir da plataforma Framework Extendable (FE). O modelo não é moderno apenas no design, mas também na tecnologia. Seu motor 1.8 movido a gasolina (138 cavalos de potência) trabalha junto com dois motores elétricos (89 e 55 cv). Com esse sistema, a velocidade máxima alcançada é de 190 quilômetros por hora e a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 10 segundos. Para cada quilômetro rodado, são liberados apenas 46 gramas de gás carbônico.