8 vídeos para limar as dúvidas sobre entrevista de emprego
Da roupa que você deve usar até o que responder em perguntas constrangedores, veja uma seleção de vídeos para ser um sucesso nas entrevistas de emprego
Talita Abrantes
Publicado em 16 de março de 2013 às 08h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h41.
São Paulo - A entrevista de emprego é, sem dúvida alguma, o momento mais crítico do processo de seleção. É ali, que olhos nos olhos do recrutador, você irá provar por A mais B que é a pessoa ideal para a oportunidade profissional em questão ao mesmo tempo em que avalia se vale a pena aceitar a proposta eminente. Para ajudar você no preparo para esta fase, EXAME.com selecionou oito vídeos de carreira que respodem dúvidas comuns a todos profissionais que, mais cedo ou mais tarde, terão que enfrentar uma entrevista. Confira.
As mãos ficam ora geladas, ora trêmulas. O tempo todo, encharcadas de tanta ansiedade. O coração parece querer pular pela garganta. Falta ar para completar as respostas. Com sintomas assim, é quase impossível mostrar-se interessante o suficiente para conquistar uma oportunidade profissional. Mas, de acordo com André Caldeira, autor do livro “Muito trabalho, pouco stress” (Editora Évora), é possível driblar a ansiedade na entrevista de emprego. Veja como em mais um dos vídeos de carreira.
A vida é feita de imprevistos. Alguns são bons. Outros, ruins. E quando você precisa faltar na entrevista porque passou mal? Ricardo Basaglia, diretor da Michael Page, ensina algumas dicas para contornar a situação.
A dúvida sobre qual roupa vestir no dia da entrevista de emprego assola o mais tranquilo dos candidatos. Afinal, dizem por aí que, a primeira impressão é a que fica. Para não pecar neste item e arruinar seu futuro na carreira, Milla Mathias, autora do livro “Guia de estilo para candidatos (e para quem já está no poder)" (Editora Senac), lista as piores gafes de guarda-roupa na entrevista de emprego.
O trânsito travou, você errou o caminho ou simplesmente perdeu a hora. Tudo isso bem do dia da entrevista de emprego. O que fazer para minimizar os efeitos desta gafe clássica e não perder a oportunidade profissional? Ricardo Basaglia, diretor da Michael Page, ensina o que deve ser feito.
Um currículo de peso até pode encher os olhos do headhunter. Mas é ocomportamento do candidato na entrevista de emprego que irá determinar se a vaga é dele ou não. Então, como encantar o recrutador neste momento delicado? Sandra Oliveira, da Dale Carnegie, dá a resposta.
Mesmo quando previamente anunciada, a demissão sempre chega com um ar de golpe para as emoções e carreira de qualquer profissional. A cena fica pior quando é preciso tocar neste assunto no meio da entrevista de emprego. Em mais um dos vídeos de carreira, Ricardo Basaglia, da Michael Page, explica que não é preciso entrar em pânico e dá as dicas para encarar numa boa este tipo de questionamento.
Em um mundo onde a lei do mais forte é o que vale, ninguém é um grande apreciador da arte de falar sobre os próprios defeitos. Mas e quando o assunto veio à tona bem no meio da entrevista de emprego? Como falar sobre isso sem repetir o mantra "sou perfeccionista" ou, no pior dos cenários, acabar com a própria reputação? Ricardo Basaglia, da Michael Page, dá as dicas.
Você saiu da entrevista de emprego com a sensação de que, desta vez, vai dar certo. Mas, por alguma razão, não deu. Apesar do desfecho não tão feliz, o tempo que você passou cara a cara com o recrutador não é de todo perdido. No pior dos cenários, ele pode virar uma importante peça de networking. Mas como fazer isso do jeito certo? Como se manter na mira do headhunter? Ricardo Basaglia, da Michael Page, dá as dicas de carreira:
Mais lidas
Mais de Carreira
Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescerEscala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisaComo preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman