Carreira

Veja quais foram os cursos mais procurados em 2021 nestas cinco escolas

Demanda por técnicos em mecânica veicular cresceu fortemente em 2021, assim como de profissionais de tecnologia

Cursos: Movida também pela pandemia, algumas áreas de atuação ganharam protagonismo como a ciência de dados, design, programação, experiência do usuário (UX), marketing, vendas, desenvolvimento de produtos e games (VTEX/Divulgação)

Cursos: Movida também pela pandemia, algumas áreas de atuação ganharam protagonismo como a ciência de dados, design, programação, experiência do usuário (UX), marketing, vendas, desenvolvimento de produtos e games (VTEX/Divulgação)

Victor Sena

Victor Sena

Publicado em 25 de novembro de 2021 às 18h21.

Última atualização em 26 de novembro de 2021 às 12h20.

Em um cenário em que temos mais de 14 milhões de brasileiros desempregados, segundo o IBGE, do outro lado, há desequilíbrio entre a alta demanda de ofertas de vagas no mercado e a falta de mão de obra qualificada para ocupá-las. Nos últimos meses, foram abertas muitas oportunidades de emprego, ao passo que também aumentou a dificuldade do RH em recrutar talentos com certas habilidades e certificações.

Movida também pela pandemia, algumas áreas de atuação ganharam protagonismo como a ciência de dados, design, programação, experiência do usuário (UX), marketing, vendas, desenvolvimento de produtos e games. Só o déficit de profissionais de TI, por exemplo, deve ser de 260 mil profissionais em quatro anos.

A demanda por técnicos em mecânica veicular cresceu muito no último ano. Só em setembro foram 14.877 vagas abertas em oficinas mecânicas, segundo o CAGED. Cerca de 90% das vagas são para o setor de reparação automotiva, como oficinas, centros automotivos, concessionárias de carros e caminhões, seguradoras, funilarias, lojas de instalação de acessórios automotivos e lojas de vendas de peças. A previsão é um aumento de até 19% na busca por mecânicos em 2023.

“O mercado está aquecido e sedento por determinadas especificações e não encontra pessoas qualificadas. As empresas precisam investir em educação profissional, pois isso transforma vidas, além dos impactos que são muitos e positivos, tanto internamente como em toda sociedade.”, afirma André Dratovsky é CEO e fundador da Elleve, fintech de financiamento estudantil.

Um levantamento feito por cinco escolas mostra quais foram os cursos livres mais procurados em 2021.

  • Excel 2019 módulo I (Escola Impacta)
  • Micropigmentação labial (Instituto Bioderme)
  • User Experience e User Interface (Awari)
  • Data Science (Awari)
  • CEH (Certified Ethical Hacker), conhecido também como hacker do bem (Acadi-TI)
  • Mecânica Automotiva (Escola do Mecânico)
  • Mecânica de Motocicleta (Esocla do Mecânico)
Acompanhe tudo sobre:CursosEducaçãoEscolasEXAME-Academy-no-Instagram

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman