Infojobs: O número de anúncios de vagas remotas ofertadas pelo site neste ano representa um aumento de 13%, em comparação com 2022 (Getty Images/Divulgação)
Repórter
Publicado em 16 de agosto de 2023 às 06h00.
Última atualização em 16 de agosto de 2023 às 16h20.
Mais de 16 mil vagas foram ofertadas neste semestre em formato home office, segundo levantamento realizado pelo Infojobs, um dos principais sites de emprego. A empresa usou dados do seu banco de vagas que contém mais de 35 mil empresas inscritas no Brasil.
“Neste levantamento observamos que durante o semestre foram ofertadas mais de 500.000 vagas no Infojobs, desse total, 16 mil vagas eram no modelo home office, o representa uma tímida parcela das ofertas. Talvez um dos motivos seja a necessidade das empresas em retornar para o modelo presencial.”
Apesar dessa parcela pequena, o número de anúncios de vagas remotas ofertadas pelo site aumentou 13% este ano, em comparação com os dados do último ano, afirma a CEO do Infojobs.
“O trabalho remoto é uma nova demanda dos profissionais, o que pode impulsionar as empresas a serem mais flexíveis a este formato, principalmente em áreas como Marketing e TI.”
Considerando o número de anúncios, que pode ofertar mais de uma vaga, o Infojobs chegou no ranking das áreas que mais tiveram oportunidades de trabalho remoto neste semestre:
“Áreas como TI e Marketing tendem a ter mais oportunidades nesse formato, pois estão ligadas às atividades que podem facilmente serem realizadas remotamente, já em áreas ligadas ao atendimento ao público, por exemplo, o desafio é maior,” afirma Prado.
A maior parte dos estados da região Sudeste e Sul lidera o ranking de oportunidades de emprego home office, de acordo com o estudo:
Os sites de emprego costumam ter uma área em que é possível filtrar as oportunidades de trabalho remoto, afirma a CEO do Infojobs. Mas além dessa dica, ela também sugere:
“As empresas buscam profissionais organizados, comprometido com prazos, que realizam gestão de tarefas com facilidade e tenham habilidades para realizar entregas e concluir trabalhos 100% a distância. Também buscam profissionais com autonomia, mas que sabem o momento de buscar orientação de superiores em busca de melhores resultados,” diz Prado.
LEIA MAIS:
Entenda como funcionará o teste para os 4 dias de trabalho no Brasil. Inscrições terminam este mês
Você sabe o que é “grumpy staying”? Tendência do mercado americano parece que chegou no Brasil