Dubai desbanca Lisboa e se torna o melhor destino para nômades digitais; veja ranking
Trabalho remoto, popularizado durante a pandemia, tem levado trabalhadores a buscar cidades costeiras, com clima quente e aeroportos de fácil acesso
Modo escuro
Dubai: cidade ficou no topo do ranking das melhores cidades para se trabalhar remotamente. (Getty Images/Reprodução)

Publicado em 17 de agosto de 2023 às, 08h25.
Para executivos que se tornaram nômades digitais por conta da pandemia não há lugar mais acolhedor do que Dubai. É o que aponta uma pesquisa da corretora Savills, que classificou 20 mercados de imóveis residenciais de acordo com seu apelo para quem trabalha em home office. Dubai desbancou Lisboa — líder do ranking no último ano — que agora ocupa a quinta posição na preferência desse grupo.
Segundo a pesquisa, fintechs e instituições já consolidadas de serviços financeiros estão em rápido crescimento em Dubai, atraindo uma enxurrada de trabalhadores seniores para trabalhos em sistema híbrido. A maior parte deles foi afetada pelos mais de 200 mil cortes de empregos na indústria de tecnologia neste ano.
— Muitos foram afetados por demissões em empresas globais de tecnologia. Eles estão explorando a cidade como base para apoiar esses setores prósperos — disse Swapnil Pillai , pesquisador do Oriente Médio da Savills.
Os melhores destinos para nômades digitais
- Dubai
- Málaga
- Miami
- Abu Dhabi
- Lisboa
- Barbados
- Barcelona
- Palma
- Algarve
- Santa Lucia
- Ilhas Cayman
- Dubrovnik
- Malta
- Antígua
- Côte d'Azur
- Ilhas Maurício
- Atenas
- Chipre
- Bahamas
- Toscana
Modelo híbrido
A mudança para o trabalho híbrido levou muitos executivos a encontrar novas casas em outras partes do mundo, muitas vezes em cidades costeiras, com clima quente e aeroportos de fácil acesso.
Os trabalhadores ainda vão ao escritório em media 1,75 dia por semana, de acordo com um estudo da consultoria AWA , que descobriu que 37% dos empregadores planejam reduzir o espaço de seus escritórios como resultado desse movimento.
Enquanto isso, à medida que os preços dos aluguéis aumentam nos hotspots dos nômades digitais, a acessibilidade de apartamentos de primeira linha para aluguel se tornou um fator crucial na decisão de para onde se mudar a seguir.
Lisboa, que liderou o ranking do ano passado, caiu para o quinto lugar à medida que os aluguéis disparam na cidade. Por outro lado, Málaga, cidade espanhola que estreia no ranking, ficou atrás apenas de Dubai.
Miami também é procurada
Logo atrás da cidade espanhola está Miami, que ocupa o terceiro lugar. Uma mistura de impostos baixos, preços de aluguel mais em conta e praias populares fazem da cidade da Flórida um destino ideal para aqueles que se mudam de centros financeiros como Nova York e Chicago.
Ainda assim, a demanda insaciável significa que aqueles que se mudam para Miami com suas famílias enfrentam uma competição acirrada por uma educação de alta qualidade para seus filhos.
— Esse grupo elevou a demanda por propriedades de luxo a seus níveis mais altos e tornou a busca por escolas particulares muito desafiadora —disse Cyril Bijaoui , um corretor imobiliário do Corcoran Group com sede em Miami Beach.
Créditos

Agência o Globo
Agência de notíciasA Agência O Globo é a agência de notícias do Grupo Globo e também responsável pelo licenciamento do conteúdo dos veículos O Globo e Jornal Extra.Mais lidas em Carreira
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Huawei no Brasil: evolução na velocidade 5G
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais