Carreira

Veja 6 estratégias essenciais para empreender no Brasil, segundo o treinador Bernardinho

Rumo às Olimpíadas de Paris, Bernardinho compartilha dicas para empreendedores que o ajudaram a ter sucesso como jogador, treinador e empresário

Bernardinho, treinador da seleção masculina de vôlei e empresário: “Acredito que as pessoas certas, nos lugares certos, por mais difícil que seja a possibilidade de um negócio, ele tende a dar certo” (MAURO PIMENTEL / Colaborador/Getty Images)

Bernardinho, treinador da seleção masculina de vôlei e empresário: “Acredito que as pessoas certas, nos lugares certos, por mais difícil que seja a possibilidade de um negócio, ele tende a dar certo” (MAURO PIMENTEL / Colaborador/Getty Images)

Publicado em 21 de julho de 2024 às 08h30.

Tudo sobreOlimpíadas 2024
Saiba mais

Bernardinho é conhecido por representar a seleção brasileira no voleibol, seja como jogador ou treinador. Como levantador ganhou importantes campeonatos, entre eles trouxe a primeira medalha olímpica brasileira no voleibol masculino, nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, ao conseguir o segundo lugar no pódio. Como técnico está fazendo história após trinta títulos importantes em vinte e dois anos de carreira dirigindo as seleções brasileiras feminina e masculina e neste ano Bernardinho segue com mais um grande desafio: conseguir trazer mais uma medalha dos Jogos Olímpicos com o time masculino de voleibol.

O que muitos não sabem é que Bernardinho também tem o lado empreendedor. Entre alguns negócios, ele sócio da academia Bodytech e da rede de restaurantes Delírio Tropical.

“Eu não tenho a pretensão de ser um super expert no mundo dos negócios, mas com o tempo, com a minha atribuição de treinador, passando por times diferentes, acabei aprendendo muito sobre gestão e liderança de pessoas”, diz Bernardinho. “Acredito que as pessoas certas, nos lugares certos, por mais difícil que seja a possibilidade de um negócio, ele tende a dar certo.”

Para o treinador, pessoas certas são aquelas que são comprometidas, disciplinadas, bem capacitadas, com propósito e valores em comum. “Com esse tipo de profissional, por menos promissor que seja um projeto, ele vai acabar dando certo pela capacidade e intensidade dessas pessoas.”

Conheça as dificuldades do mundo do empreendedorismo

Para Bernardinho, a grande dificuldade dos empreendedores no Brasil é a questão de um sistema complexo para se fazer negócio no Brasil.

“O nosso sistema tributário é muito complexo, são excessos de tributos e legislações restritivas. O ambiente de negócio não é simples e muito menos favorável ao empreendedor. É preciso se preparar para empreender no Brasil”.

Aprenda sobre gestão e liderança de pessoas

Muitas pessoas acham que, principalmente, têm uma ideia, têm um talento qualquer, e que vai empreender e vai dar certo, mas não é tão simples assim, afirma Bernardinho.

“Para empreender tem que entender sobre gestão, liderança de pessoas, é preciso aprender uma série de atributos e ferramentas”.

Faça parceria com pessoas certas

Os empreendedores precisam ter o entendimento de que eles precisam se preparar, se capacitar e se associar a pessoas complementares, diz o treinador.

“Empreender é um esporte coletivo. Por isso é importante buscar sócios e parceiros que estejam em linha com os seus objetivos”.

Tenha disciplina e resiliência

Outras características que podem ajudar um empreendedor a ter sucesso é a importância da disciplina e da resiliência.

“A disciplina e a resiliência são características fundamentais de um empreendedor. A disciplina é para você saber e entender que nem todo dia você vai estar motivado, vão ter dias ruins, mas ela te ajuda a saber que você tem que fazer o que tem que ser feito, você tem que buscar aprendizado e evolução por mais difícil que possa ser o momento.”

Já a resiliência é a execução diária da disciplina, de lidar com os “nãos” e os momentos ruins, diz o ex-levantador. “Acredito que são duas características fundamentais para os empreendedores que têm que lidar com os não, seja para uma venda, seja para buscar um investidor; quantos momentos ruins que acontecem, você tem que se levantar e seguir. Isso é resiliência pura.”

Trabalhe com a visão de longo prazo

O tempo é uma questão que aflige a todos os profissionais, mas segundo Bernardinho, uma boa estratégia que ele usa para os negócios é olhar os fundamentos que falam de longo prazo, de perpetuação de resultados e de crescimento ao longo prazo das pequenas e médias empresas que ele investe.

“Em algumas decisões eu acertei, em algumas eu errei, mas de um modo geral, os erros estão vinculados a, mais uma vez, a questão de pessoas. Egos e vaidades, de alguma forma, fragilizam times e os desviam do objetivo principal. Por isso que é importante sempre supervisionar os negócios e fazer boas conexões que vão ajudar o seu negócio a ser competitivo no mercado”.

Aposte na cultura

Negócios que têm êxito, que deram certo, que demonstram uma capacidade de resistir ao tempo e possuem sucesso longevo, eles trazem uma força de cultura e de valores muito forte, diz Bernadinho.

“Assim como no mundo do esporte e no corporativo, a cultura no mundo dos negócios é muito importante. Todas as regras e valores norteiam para um resultado”, diz o treinador de vôlei. “Por isso que costumo dizer que pessoas que trabalham no mundo corporativo são atletas corporativos. Tem metas, tem prazos, tem processo, tem disciplina e tem time. É como realmente um esporte, que tem esforço, tem preparação, tem dor, tem comemoração.”

Acompanhe tudo sobre:Olimpíadas 2024OlimpíadasDicas de carreira

Mais de Carreira

De geopolítica a autoajuda: os livros preferidos dos CEOs em 2024

Desenvolvimento de jovens talentos: 5 estratégias para preparar a geração do momento

Estas são as principais barreiras geracionais enfrentadas pelos jovens no trabalho

Ela criou o “LinkedIn da Favela” e já ajudou mais de 30 mil pessoas na busca de um trabalho