Tudo o que voce não quer
Especialista em aprendizado organizacional aponta dez comportamentos que destroem a produtividade
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h31.
Em 12 anos de consultoria, trabalhando direta ou indiretamente com mais de 15 000 gerentes de grandes empresas, o economista argentino Fred Kofman, especialista em aprendizado organizacional, diz ter desenvolvido uma espécie de senso aguçado para captar os problemas que afetam a produtividade das equipes. Foi isso o que ele veio fazer no Brasil, em meados de agosto, atendendo clientes de sua consultoria, a Axialent, recentemente instalada no Brasil em sociedade com Ana Maria Diniz (ex-Pão de Açúcar).
Entre os compromissos de Kofman estavam conversas com executivos da EDS, do Citibank e consultoria para equipes de altos executivos com problemas de relacionamento. "O bom desempenho depende de aspectos técnicos", diz Kofman. "Mas também da dimensão humana. Para ter sucesso, é preciso aprender a lidar com as pessoas." Veja a seguir os dez tópicos que Kofman aponta como destruidores da produtividade:
1. ESPECIALISTAS EM CULPAR OS OUTROS -- o comportamento arrogante leva a crer que o problema nunca é da própria pessoa. "Quanto mais alto o cargo, maior o problema", diz Kofman.
2. COMPLEXO DE VITIMA -- tudo o que dá errado é culpa das circunstâncias. O governo, o mercado, o terrorismo...
3. INCONGRUENCIA DE PROPOSITOS -- as equipes muitas vezes falham em estabelecer valores e metas comuns.
4. DESCONFIANÇA -- há três níveis de confiança, segundo Kofman: ser sincero, ser competente e ser alguém com quem se pode contar.
5. ASSUNTOS INDISCUTIVEIS -- para evitar conflitos, muita gente simplesmente evita assuntos potencialmente espinhosos. O fato, por exemplo, de um colega não estar atuando bem.
6. CINISMO -- comentários maliciosos e perguntas feitas para ofender.
7. NARCISISMO -- quando as negociações são feitas para ganhar, não para chegar ao melhor resultado.
8. DEFESA DE POSIÇÕES -- recusa a enxergar argumentos contrários.
9. PROMESSAS FACEIS -- feitas porque a pessoa não quer dizer não.
10. PROMESSAS QUEBRADAS -- quando o acordo não é cumprido e o responsável não tenta minimizar os danos.