Carreira

Três tendências que mudarão a forma como você trabalha

Estudo realizado na Europa aponta três novas formas de trabalho que poderão ser adotadas pelas empresas no futuro

Home office (Paul Mayne via Flickr)

Home office (Paul Mayne via Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2014 às 12h57.

A Orange Business Services, em parceria com a consultoria Sai Partners e a Harris Interactive, realizou um estudo onde são analisadas as novas formas de trabalho que surgiram a partir do impacto do fenômeno digital nas relações entre as empresas, clientes, parceiros e trabalhadores.

Realizada na Europa, a pesquisa inclui mais de 1.800 entrevistas com CEOs, gerentes de TI, donos de negócios e gerentes de recursos humanos de cinco países europeus. Como resultado, o estudo identificou três tendências que poderão ser adotadas pelas empresas no futuro com o objetivo de otimizar processos, alavancar a produtividade e obter melhores resultados com seus funcionários e clientes. Confira:

O terceiro local de trabalho

Que o trabalho remoto atrai os profissionais da geração Y nós já sabemos. A ideia é que as empresas passem a adotar esse método como forma de alavancar a produtividade ao mesmo tempo em que traz mais qualidade de vida aos funcionários. O estudo realizado revela que 54% das empresas europeias tem uma política de trabalho em casa estabelecida em uma estrutura lícita. Além da casa e do escritório, o trabalho remoto pode assumir diversas localizações: desde locais públicos a locais oferecidos pelas próprias empresas, daí a tendência para o "terceiro local de trabalho".

Trabalho colaborativo

De acordo com o estudo, 74% das empresas europeias consideram a colaboração com parceiros externos uma prática “obrigatória” e “importante”. Chamada de “Corpoworking”, a tendência do trabalho colaborativo consiste em ter um local dedicado para receber parceiros, fornecedores e clientes. É o caso da companhia SNCF, que oferece espaços de trabalho específicos com acesso à rede da empresa para acomodar parceiros e clientes.

Projetos de TI influenciados pelas áreas de negócios

O estudo aponta para a influência crescente das áreas de negócios na tomada de decisões em projetos de tecnologia da informação. A ideia é que a escolha de equipamentos e soluções digitais deixe de ser uma responsabilidade somente de gerentes de tecnologia para tornar-se uma preocupação de mais setores da companhia. Executivos de Recursos Humanos, por exemplo, já estão presentes no processo de tomada de decisões sobre ambiente de trabalho em 59% das empresas analisadas. Além disso, 36% das companhias acreditam que o nível de envolvimento dos responsáveis pela área de negócios aumentará nos próximos três anos.

 

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosINFOInovação

Mais de Carreira

O segredo para unir marketing e vendas (e tomar decisões que realmente funcionam)

Black Friday: EXAME libera maratona de aulas sobre inteligência artificial com 90% de desconto

Redes sociais: conheça 8 dicas para transformar o seu perfil no melhor cartão de visitas

Do esporte para o cacau: a trajetória ousada do CEO da Dengo Chocolates