Tome cuidado com este equívoco na hora da dinâmica de grupo
No terceiro episódio da websérie de EXAME em parceria com o portal Na Prática, confira as melhores recomendações para o momento da dinâmica de grupo
Luísa Granato
Publicado em 14 de setembro de 2018 às 06h00.
Última atualização em 14 de setembro de 2018 às 06h01.
São Paulo - No terceiro episódio da websérie de EXAME em parceria com o portal Na Prática, da Fundação Estudar, sobre processos seletivos de estágio, trainee e emprego, o tema é a fase de dinâmica de grupo.
No primeiro vídeo da série, Felippe Caso, do Na Prática, explicou como o currículo tem a possibilidade de destacar um profissional em meio a milhares de perfis semelhantes ou pode fazer com que essa mesma pessoa seja descartada do processo ainda na etapa de triagem. No segundo vídeo, as dicas são para quem vai fazer testes online de inglês e/ou de lógica.
A dinâmica de grupo é uma fase mais comum nos processos de estágio e trainee e serve para avaliar o comportamento dos candidatos e seu fit cultural com a empresa.
Os recrutadores ainda não estão avaliando a inteligência ou habilidade nesse momento, então é preciso ficar atento para não se mostrar competitivo demais. "Tome cuidado também para não tentar mostrar serviço e acabar cortando outros candidatos, isso pode parecer um pouco arrogante", explica Felippe Caso.
O que acontece na dinâmica é uma proposta de cases reais do negócio para avaliar seu senso individual de resolução de problemas e o trabalho junto com um grupo. O formato da fase pode variar bastante, sendo comum o painel e jogos. "Pode ser algo tão simples como montar uma peça de Lego, mas a ideia muitas vezes é te tirar da zona de conforto e ver como você reage a uma situação inesperada", diz Felippe.
A dica é chegar na dinâmica com a cabeça aberta e a disposição para desenvolver seu lado criativo. Em outros vídeos do programa Sua Carreira, especialistas deram dicas sobre essa fase da seleção. Entenda mais sobre o tema:
O que pega mal numa dinâmica de grupo mas pouca gente sabe?
3 mitos sobre dinâmicas de grupo em processos seletivos
E confira o terceiro episódio completo com todas as recomendações: