Carreira

Taxa de desemprego no Brasil cai a 5% em março, diz IBGE

O desemprego brasileiro medido pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME) vinha subindo desde que atingiu a mínima histórica de 4,3 por cento em dezembro de 2013.

desemprego (Getty Images)

desemprego (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2014 às 07h23.

Com menos pessoas em busca de uma colocação, a taxa de desemprego do Brasil recuou a 5 por cento em março, menor nível para o mês, ao mesmo tempo em que a renda média da população recuou num cenário de inflação em alta e atividade fraca.

O dado divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters, cuja mediana apontava taxa de 5,4 por cento em março, quando foi comemorado o Carnaval.

O desemprego brasileiro medido pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME) vinha subindo desde que atingiu a mínima histórica de 4,3 por cento em dezembro de 2013. Em fevereiro, ela havia ficado em 5,1 por cento.

O IBGE informou ainda que a população desocupada chegou a 1,214 milhão de pessoas no mês passado, recuo de 2,4 por cento ante fevereiro e queda de 11,6 por cento sobre um ano antes. Os desocupados incluem tanto os empregados temporários dispensados quanto desempregados em busca de uma chance no mercado de trabalho.

Já a população ocupada diminuiu 0,2 por cento em março na comparação com fevereiro e ficou estável sobre março de 2013, totalizando 22,924 milhões de pessoas.

O IBGE informou ainda que o rendimento médio da população caiu 0,3 por cento no mês passado sobre fevereiro, e avançou 3 por cento sobre um ano antes, atingindo 2.026,60 reais.

Diante do cenário de juros elevados, inflação pressionada e atividade econômica sem fôlego, o bom desempenho do mercado de trabalho é um dos grandes trunfos da presidente Dilma Rousseff, vai tentar a reeleição neste ano.

O IBGE trabalhava para substituir a PME, que leva em consideração dados apurados em apenas seis regiões metropolitanas do país, pela Pnad Contínua, mais ampla e com periodicidade trimestral. Mas a divulgação foi suspensa temporariamente por força de uma lei do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEmpregosINFO

Mais de Carreira

Veja 6 estratégias essenciais para empreender no Brasil, segundo o treinador Bernardinho

Da roça para Paris: a história inspiradora do atleta “Maranhão” que irá disputar as Olimpíadas

De estilista a presidente: os 4 passos para alcançar o sucesso, segundo a CEO do Grupo Malwee

Arteris investe em educação corporativa para lidar com desafios de diversidade geracional

Mais na Exame