Carreira

Se existe segredo para o sucesso profissional, é este elemento

Qual o segredo do sucesso no trabalho? Sofia Esteves, fundadora e presidente do Conselho do grupo DMRH e Cia de Talentos, responde

Pessoas no topo de uma motanha: sucesso, superação (Biletskiy_Evgeniy/Thinkstock)

Pessoas no topo de uma motanha: sucesso, superação (Biletskiy_Evgeniy/Thinkstock)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 21 de novembro de 2016 às 12h30.

Última atualização em 21 de novembro de 2016 às 12h30.

Eu acredito que o elemento essencial para o sucesso profissional é o autoconhecimento. E sempre digo isso porque só as pessoas que sabem exatamente o que querem para a sua vida e carreira conseguem definir qual o melhor caminho para chegar onde desejam. Para os que não sabem para aonde querem ir, qualquer caminho serve. E assim muitas pessoas trabalham anos e anos guiadas simplesmente pelas oportunidades que surgem pela frente, sem direção certa. Só que, em um determinado momento, percebem que não era nada disso que queriam ter feito.

O autoconhecido vem a partir da reflexão sobre quem você é, quais são seus objetivos de vida, que legado você quer deixar e o que é sucesso para você, entre outras questões. Você já parou para pensar com calma sobre tudo isso?

Não é algo simples, principalmente porque o ritmo acelerado em que a maior parte das pessoas vive hoje não favorece essa reflexão. Ao final do dia não é raro estarmos tão cansados que a única coisa que queremos é descansar e não pensar em mais nada, não é verdade? Mas o esforço de reservar um tempinho para pensar a respeito de si mesmo e avaliar se está com as rédeas de sua carreira nas mãos vale muito a pena. É o que vai garantir que se sinta realizado e conquiste o que considera ser sucesso profissional.

E não é tarefa que se faz uma vez na vida apenas, não. É fundamental fazermos essa autoavaliação de tempos em tempos. Para ajuda-lo nesses momentos, fiz o roteiro abaixo.

1) Quem eu sou?

– Relembre sua história de vida e carreira.
– Elenque os seus valores, o que é verdadeiramente importante para você em sua atividade profissional. Ex.: liderar, servir, dar poder aos outros, inspirar, relacionar-se, status e prestígio, ambiente amistoso, variedade e diversidade de tarefas etc.
– Elenque também suas competências.

2) Quais são meus objetivos de vida?

– Quais são suas metas?
– Imagine como você estará daqui a cinco anos em relação à sua carreira, sua família, sua vida espiritual, sua saúde, seu patrimônio, sua comunidade, seu lazer, sua vida cultural e novas habilidades.
– Relacione o que você quer e como pode conseguir isso em cada uma dessas áreas.

3) O que você quer deixar como marca neste mundo? Como você gostaria que as pessoas lembrassem de você?

– Ex.: Foi muito hábil em ganhar dinheiro e adquirir bens materiais; era uma pessoa de família, que zelava pela união de seus parentes; foi um executivo de sucesso; foi um bom líder; contribuiu para um mundo mais justo etc.

4) O que é sucesso profissional para você?

– Ex.: Ser famoso; ser reconhecido em sua área como referência; ter um salário alto; ter uma posição de liderança; ganhar o suficiente para viver e trabalhar em casa e/ou ter tempo para a família independentemente do cargo que ocupar etc.

Há quem sinta dificuldade para encontrar essas respostas. Se este for o seu caso, pode procurar um especialista em orientação de carreira para ajudá-lo. A orientação de carreira também pode ser muito positiva mesmo para quem já tem uma ideia mais clara a respeito de si porque ela oferecerá uma abordagem bastante profunda sobre sua personalidade e o modo como se relaciona com as pessoas e com o ambiente que o cerca. O que lhe dará sacadas muito valiosas para o direcionamento de sua vida em todos os aspectos.

*Sofia Esteves, fundadora e presidente do Conselho do grupo DMRH e Cia de Talentos

Acompanhe tudo sobre:ascensao-profissionalSucesso

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões