Livia Kuga, responsável pelo programa Recruta Stone, e vencedora da edição do primeiro semestre de 2021, Luiza Dias (na tela), que hoje está na equipe de Marketing da Ton (Stone/Divulgação)
Luísa Granato
Publicado em 2 de agosto de 2021 às 12h12.
Última atualização em 3 de agosto de 2021 às 19h23.
A Stone abre inscrições nesta segunda-feira, 2, para a segunda edição do Recruta Stone em 2021, a 14ª do programa de recrutamento sem pré-requisitos.
Embora apenas poucas pessoas sejam vencedoras do programa, o processo é a principal porta de entrada da empresa. Na edição no início de 2021, foram pouco mais de 300 contratados ao longo do programa.
No ano passado, foram 100 mil inscritos e mais de 800 contratados. Qualquer pessoa pode se inscrever, pois não há requisitos como inglês, idade, curso ou até diploma.
Com essa característica peculiar para atrair talentos, a edição atual traz algumas novidades para trazer agilidade e melhorar a experiência dos candidatos.
As etapas iniciais, sem interação com os funcionários da Stone, serão às cegas. A principal mudança aí será a retirada da apresentação por vídeo dos candidatos.
Livia Kuga, responsável pelo Recruta Stone, explica as mudanças no programa como formas de reforçar a cultura da Stone e ainda garantir o conforto dos candidatos, permitindo maior autenticidade em sua participação.
“Para os profissionais, [o vídeo] não é uma experiência tão positiva. E não queremos que as pessoas sejam selecionadas por coisas que não sejam as competências que buscamos com nossa cultura de inteligência, energia e integridade”, diz.
Depois disso, mais uma mudança: etapa seguinte acontecerá em três dias. Os candidatos passarão por uma maratona junto com os funcionários da empresa.
Os dias vão se dividir em:
“Sou uma grande defensora da experiência dos candidatos. Cada negativa ou indiferença, não dar nenhum feedback, vai deixando a pessoa mais desmotivada. Para mim, a questão de dar feedback é um respeito. Se a pessoa investiu horas da vida dela com você, dar o retorno é o mínimo”, afirma Kuga.
E a novidade mais impactante do programa é que os candidatos aprovados serão contratados logo na sequência das entrevistas. E então, todos participarão de uma imersão de dois meses para aprofundar suas competências com aulas, mentoria e um projeto para executar.
“Essa será a grande troca do programa. Já dentro da empresa, a pressão é menor. A expectativa é que a gente consiga investir mais tempo com a pessoa”.
Kuga explica que o programa ficou mais curto, embora o tempo para a final do Recruta não tenha diminuído.
Com o processo online e mais o uso de inteligência artificial, eles diminuíram o tempo para a parte mais mecânica do processo de triagem. E o tempo de sobre vai ser investido de volta na parte mais humana, a imersão.
As inscrições ficam abertas até o dia 30 de agosto pelo site do programa.
Para reforçar o gosto que a companhia tem por conhecimento, a Stone organizou um biblioteca que está disponível para qualquer um. Quem for seguir a dica número dois da Livia pode se preparar através da Stone Educa.