Quem segue estes passos não passa vexame ao falar em público
Confira como evitar prejuízos ao fazer uma apresentação em público
Da Redação
Publicado em 21 de maio de 2019 às 12h38.
Após as boas-vindas, os devidos cumprimentos, apresentação curricular, o apresentador do evento dirige o microfone ao entrevistado, ao palestrante. O público tem aquele brilho nos olhos, à espera de palavras educativas.
Tensão à flor da pele, uma piada impensada no início, gestos estranhos, básicos desvios gramaticais, pouca didática na exposição, o palestrante ouve tímidos aplausos ao fim. Resultado: frustração maior (quando o profissional percebe a decepção de seu público, causada por tantos ruídos).
Para evitar prejuízos (eliminá-los praticamente), é preciso prever a oportunidade futurística. Muitos profissionais passam a conhecer o palco, quando existe uma plateia à frente, no grande "teste" de sua vida. São raras as pessoas que fazem como atrizes, bailarinos, artistas, ou seja, encaram o ensaio como caminho fundamental ao sucesso de uma apresentação.
Antes do ensaio, existe o primeiro contato com o texto, o reconhecimento de cada "esquina" vocabular, como plurais, inversões, sentido, possíveis prolixidades, exemplos concretos, dúvidas, vocabulário.
Depois desse reconhecimento do "roteiro", inicia-se uma seriíssima organização de tudo que será exposto no palco. Algumas peças investem meses e meses na preparação. Mesmo assim, a estreia é sempre um momento cuidadoso, por mais décadas e décadas de experiência daquele elenco.
No mundo corporativo, quantas marcas, ideias e pessoas já perderam preciosas oportunidades, uma vez que não estabeleceram uma estratégia comunicativa?
Quem faz uso da palavra, pode usar o gravador do telefone celular, já se colocando como entrevistado (com o tempo, sugiro até que seja criado seu próprio podcast). Para o trabalho trazer evolução, é válido ter uma programação temática, evitando assim improvisos ou ausência de ideia.
Ouça sua própria voz, não tenha receio de expor seus pensamentos, principalmente se tudo o que você pratica tem base científica ou obedece a uma referência bibliográfica reconhecida.
Sempre que puder, tenha acesso a um palco; no primeiro momento, sem plateia alguma, treinando muito. Estude, se possível, em cursos sobre Expressão, Teatro, Dança e Negociação. Ah! Conheça a força de Figurino, Fotografia e Cenário. Toda pessoa consciente sobre Imagem e Estilo, promovendo-se o autoconhecimento, chega além. Chega além e com segurança.
Por fim, escreva bem e ganhe autoridade. Para isso, o trabalho diário, o respeito à poesia em Língua Portuguesa e à norma gramatical: esse cuidado com as sentenças criadas gerará clareza, concisão e organização.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Professor de Língua Portuguesa
Fundador do ARRAIS CURSOS