Quanto ganham os músicos mais bem pagos
Entre maio de 2011 e maio de 2012, Dr Dre ganhou o maior salário da indústria musical, segundo a Forbes
Talita Abrantes
Publicado em 2 de dezembro de 2012 às 17h34.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h13.
São Paulo – O salário mais robusto da indústria musical mundial não foi alcançado (apenas) com a venda de álbuns e ingressos de shows. Na verdade, o que colocou o Dr. Dre no topo do ranking dos músicos mais bem pagos da revista Forbes foi a venda de fones de ouvido. Isso mesmo. No ano passado, o produtor musical lançou, em parceria com a HTC, a linha de fones de ouvidos Beats. No total, embolsou 110 milhões de dólares entre maio de 2011 e maio de 2012, segundo a Forbes.
De maio de 2011 a maio de 2012, Roger Waters, um dos fundadores do Pink Floyd, embolsou 88 milhões de dólares, em parte, graças ao tour “The Wall”.
Com mais de quarenta anos de carreira na bagagem, Elton John recebeu, este ano, 80 milhões de dólares de salário. No período, ele fez mais de cem shows. Na semana passada, seu álbum “Elton John”, de 1970, entrou para o Grammy Hall of Fame, que inclui títulos de importância histórica para a música.
Os membros da banda irlandesa U2 receberam 78 milhões de dólares entre maio de 2011 e maio de 2012. Segundo a Billboard, em 3 anos, a turnê ‘360’ da banda faturou mais de 730 milhões de dólares.
Em apenas oito apresentações, a banda inglesa Take That conseguiu um faturamento de 61 milhões de dólares, segundo a Billboard. Um recorde para apresentações no mesmo local. Conclusão: os integrantes da banda receberam 69 milhões de dólares de salário no período analisado pela Forbes.
Entre maio de 2011 e maio de 2012, Bom Jovi faturou 60 milhões de dólares. Em fevereiro, ele começa uma turnê pelos Estados Unidos com ingressos a US$ 19,50 – um preço coerente com a recessão americana (como a Billboard anunciou).
Britney Spears retorna à lista dos mais bem pagos com um salário de 58 milhões de dólares no período citado pela Forbes. Ela lançou uma linha de fragrâncias e conquistou um disco de platina pelo seu álbum mais recente “Femme Fatale”.
O veterano Paul McCartney empatou com a novata Taylor Swift em termos de salário. Ambos receberam 57 milhões de dólares no período. Entre maio de 2011 e maio de 2012, segundo a Forbes, ele fez 36 apresentações.
Com 57 milhões de dólares a mais no bolso, Taylor Swift se tornou a primeira mulher a vender mais de 1 milhão de cópias na semana de lançamento de um disco. Só no primeiro dia de vendas, foram vendidas mais de 500 mil cópias do álbum Red, segundo a Billboard. Como este feito aconteceu em outubro, os dados da venda não entraram para a conta da Forbes.
Justin Bieber, o mais jovem músico da lista, também compartilhar o mesmo valor salarial de de um veterano. No período analisado, ele embolsou 55 milhões de dólares. Mas ele não aposta apenas na música.. O músico de 18 anos já começou a investir em startups como o Spotify.
No período citado pela Forbes, Toby Keith fez 55 milhões de dólares. Mas a música não é a única razão para isso. Ele é garoto-propaganda há 20 anos da Ford e mantém uma rede de restaurantes.
Mais lidas
Mais de Carreira
Black Friday: EXAME libera maratona de aulas sobre inteligência artificial com 90% de descontoRedes sociais: conheça 8 dicas para transformar o seu perfil no melhor cartão de visitasDo esporte para o cacau: a trajetória ousada do CEO da Dengo ChocolatesPerdeu a magia? Coca-cola usa IA para criar propaganda de Natal; assista aqui