Carreira

Qual o segredo para ser feliz no ambiente de trabalho? Estudo diz que são as práticas ESG; entenda

85% dos colaboradores de organizações com ações sustentáveis afirmam que estão satisfeitos e recomendam seus empregos; veja benefícios de adotar o ESG nos negócios

Pesquisa: colaboradores felizes são 12% mais produtivos do que seus colegas insatisfeitos (Pixabay/Reprodução)

Pesquisa: colaboradores felizes são 12% mais produtivos do que seus colegas insatisfeitos (Pixabay/Reprodução)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 7 de novembro de 2023 às 13h25.

Encontrar satisfação nas escolhas profissionais costuma ser um desafio. O equilíbrio entre paixão, propósito e estabilidade financeira nem sempre é fácil de alcançar – e muitos profissionais buscam por isso ao longo de suas carreiras. 

No entanto, de acordo com dados da startup Humanizadas, há uma ligação entre as práticas ESG e a felicidade dos funcionários. Segundo o estudo, 85% dos colaboradores de empresas que adotam práticas sustentáveis afirmam estar satisfeitos com seus empregos e recomendam suas organizações

Os dados chamam atenção especialmente quando comparados aos números gerais do mercado: apenas 40% dos profissionais estão realizados em suas posições de trabalho, de acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn globalmente.

Melhore a satisfação dos talentos da sua empresa por meio do ESG: clique aqui e faça sua inscrição para série gratuita da EXAME

Conclusões como essas mostram o poder do ESG não apenas como ferramenta para trazer sucesso financeiro e credibilidade aos negócios, mas também como mecanismo para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e aumentar a retenção de talentos. 

Como o ESG pode deixar profissionais mais satisfeitos?

Adotar uma abordagem centrada em ESG, além de demonstrar um compromisso com questões ambientais, sociais e de governança, atende às preocupações de boa parte dos funcionários sobre a ética e a responsabilidade corporativa. E isso torna o ambiente de trabalho mais saudável e alinhado com valores pessoais de cada colaborador.

Para ter ideia, a pesquisa da Humanizadas sugere que, ao se esforçarem para criar uma cultura empresarial baseada em práticas socioambientais, as organizações não estão apenas investindo em seu próprio sucesso, mas também no bem-estar e na satisfação dos seus funcionários

Conteúdo gratuito: torne o ambiente de trabalho mais saudável implementando práticas ESG! Clique aqui e faça sua inscrição

Essas descobertas destacam a importância de considerar não apenas o impacto financeiro, mas também o impacto social e ambiental das práticas de ESG. É uma evidência clara de que adotar políticas sustentáveis pode tornar as empresas um local onde os colaboradores se sentem valorizados e satisfeitos.

Como aplicar o ESG na sua empresa?

De olho nos empresários e executivos que desejam aprender como aplicar o ESG em suas empresas, a EXAME desenvolveu a série “ESG para Negócios”

Com o objetivo de mostrar o caminho para elevar os resultados da sua empresa implantando as diretrizes de ESG, o treinamento acontece de forma online e gratuita entre 04 e 12 de dezembro. É uma excelente oportunidade para profissionais de diferentes setores ganharem sólidos conhecimentos e habilidades em ESG. 

Garanta a sua vaga na série gratuita clicando aqui!

A aula será apresentada pela diretora de ESG da EXAME, Renata Faber, que possui 20 anos de experiência no mercado financeiro. Desde que assumiu a cadeira de diretora, trabalha ativamente em parceria com empresas para ajudá-las a avançar na agenda sustentável.

Não fique de fora: Clique aqui e faça sua inscrição gratuita.

*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman