Carreira

Programa de MBA nos Estados Unidos tem bolsas de estudo para brasileiros

O programa de um ano é considerado um dos 10 melhores dos Estados Unidos na área de negócios

Intercâmbio: estudar fora é essencial? (foto/Getty Images)

Intercâmbio: estudar fora é essencial? (foto/Getty Images)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 13 de março de 2021 às 08h00.

A Marshall School of Business, da University of Southern California (USC), está oferecendo bolsas para seu programa de MBA nos EUA em 2021 a estudantes brasileiros. Considerado um dos 10 melhores dos Estados Unidos na área de negócios, o International Business Education and Research MBA, ou IBEAR MBA, é um programa de um ano, criado para profissionais em meio de carreira. A última rodada de inscrições vai até 31 de março, mas depois dessa data as candidaturas serão avaliadas individualmente de acordo com a disponibilidade de vagas.

Para tirar dúvidas sobre as bolsas e sobre seu programa, a universidade promoverá no dia 17 de março uma aula aberta com um de seus professores e dois ex-alunos, incluindo um brasileiro. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Qual é o diferencial do IBEAR MBA?

Penha Martins, que atualmente é gerente sênior de supply chain na Amazon de Seattle, fez o programa como bolsista e conta que ele gera um ambiente altamente internacional, com pessoas de muita experiência.

“O ambiente é muito interessante por causa dessa questão de ter gente do mundo inteiro. E como a maior parte do meu grupo já tinha uma experiência de liderança, a gente pode discutir temas relevantes, como motivação e implementação de estratégias globais, e ter uma diversidade de opiniões muito grandes”, conta.

Graças a esse ambiente, ela considera que o aprendizado do MBA nos EUA foi além do conteúdo da sala de aula. No convívio com colegas de diferentes nacionalidades, ela considera que os estudantes desenvolvem a “capacidade de se adaptar sem perder a sua essência”. “É um aprendizado que você não tem formalmente, mas só pelo convívio, e a USC oferece isso”, diz.

Outro aspecto interessante do MBA é o profundo senso de comunidade que os alunos e ex-alunos nutrem. “[a escola] Tem eventos com frequência para trazer ex-alunos para falar sobre sua experiência no mercado. As pessoas voltam pro campus, participam dos eventos, e orientam as os alunos atuais”, conta. Esses eventos incluem viagens internacionais: Penha diz ter participado de viagens para China, Vietnã e Vale do Silício para conhecer esses ambientes; em cada uma, sua turma visitou empresas de destaque, sendo recepcionada por ex-alunos da Marshall que trabalhavam lá.

Segundo Penha, a escola também oferece “career advisors”, que atuam em diversas frentes para conectar os estudantes ao mercado de trabalho. Essa atuação inclui serviços de coaching como revisar CVs, estabelecer metas e orientar a carreira dos alunos, mas se estende também para articular encontros e visitas a empresas junto com ex-alunos da escola. “Não é alguém que vai conseguir uma entrevista para você, mas que vai te assessorar para que você mesmo consiga”, comenta.

Como se candidatar às bolsas de MBA nos EUA

A seleção exige que o candidato comprove um mínimo de seis anos de experiência profissional e diploma de bacharel antes do início do programa. Para se candidatar, é necessário enviar cópias do histórico acadêmico, diploma e CV (acompanhadas de versões em inglês), nota do GMAT ou GRE, e nota do TOEFL ou IELTS. Também é preciso preencher um formulário online, que inclui essays e duas cartas de recomendação. Mais detalhes sobre o processo de candidatura podem ser vistos aqui. As inscrições vão até 31 de março mas seguirão sendo avaliadas individualmente enquanto houver vagas após esse período.

Segundo Penha, para escrever bons essays, o candidato deve ter claro em sua mente como o curso se encaixa em sua trajetória de carreira, o que o IBEAR MBA nos EUA poderá agregar à sua formação e como ele poderá contribuir ao grupo e à comunidade da qual fará parte estudando lá. “Você tem que ter um perfil não só de fazer parte do grupo, mas também passar a ser um sponsor dessa organização de alguma forma”, comenta.

Fazer isso, no entanto, exige uma reflexão profunda sobre a própria carreira. E fazer essa reflexão, de maneira a criar uma argumentação sólida para o application, foi o maior desafio do processo na experiência de Penha. “Você precisa deixar muito claro na sua cabeça por que você que essa experiência internacional é tão importante para você. Ter essa argumentação sólida e não seguir um caminho comum de só querer ‘viajar para viajar’ é o mais importante”, comenta.

Mais informações

Para promover as oportunidades de bolsas de MBA nos EUA, a University of Southern California realizará aulas abertas mediadas por professores do programa com ex-alunos bem sucedidos. No dia 17 de março, a partr das 18h, a escola fará uma masterclas online e gratuita sobre o tema “Liderança estratégica em tempos de turbulência”.

A aula será ministrada por Arvind Bhambri, especialista em estratégias competitivas, desenvolvimento de negócios e liderança e professor da Marshall School of Business. Participarão também os ex-alunos da escola José Netto, brasileiro co-fundador da Clube Mercado, e Jose Cortes, chileno, associado sênior da PwC Advisory Services em Nova York.

Ao fim do evento, interessados pelo programa poderão tirar dúvidas numa conversa conduzida por Pankaj Bhushan, diretor-associado do IBEAR MBA, e Marcus Costa, diretor da USC no Brasil. As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

O artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar.

Acompanhe tudo sobre:Bolsas de estudoEstados Unidos (EUA)MBA

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman