Pode colocar experiência fora da minha área no CV? Especialista responde
No novo episódio do Entre Trampos e Barrancos, podcast de Carreira da Exame, especialista do Vagas.com responde dúvidas sobre o processo de recrutamento
Luísa Granato
Publicado em 15 de dezembro de 2020 às 15h46.
Última atualização em 15 de dezembro de 2020 às 16h19.
Como foi o processo do seu emprego atual? Os leitores da Exame mandaram suas histórias e dúvidas sobre o processo de seleção de vagas e a Luciana Calegari, especialista de RH do Vagas.com, respondeu no episódio do podcast Entre Trampos e Barrancos .
Um leitor comentou no Instagram que, quando procurava por um estágio, ficou receoso em colocar uma experiência fora da sua área e sem contrato CLT no currículo.
Para a especialista, EXAME perguntou: quem não tem um currículo longo ou muita experiência, o que pode colocar no currículo?
“Quando a pessoa não tem tanta experiência, tudo ela deve colocar. Seja uma experiência numa empresa familiar, seja uma experiência sem registro, seja uma experiência na própria graduação”, recomenda a especialista. “Enfim, às vezes a pessoa nem tem essas experiências para contar. Então ele pode contar um pouco das atividades que exercia, por exemplo, na própria faculdade. Como ‘eu assumi a responsabilidade de liderar os grupos quando tinha trabalho em equipe’ ou ‘eu era a pessoa que formatava o trabalho’”.
Para ela, é importante lembrar que todos nós temos uma história para contar. “Lógico, conforme a gente vai evoluindo na carreira, essa experiência fica mais sólida. Então coloque a sua experiência e sua vivência mesmo que não tenha a oportunidade de ter um trabalho. Se teve, mesmo que informal, coloque essa experiência”, fala Calegari.
Dessa maneira, é importante pensar em o que as experiências passadas agregam para o seu perfil profissional. Organização, responsabilidade, resiliência e liderança são algumas das habilidades que o mercado (e os recrutadores) sempre busca nos profissionais.
Para o leitor da Exame que mandou sua história, colocar uma experiência de outra indústria trouxe uma feliz coincidência: a recrutadora da empresa onde ele buscava uma oportunidade já havia trabalhado no local. E o conhecimento sobre os desafios que o cargo anterior apresentava foi o bastante para querer contratar o candidato.
E, com o tempo, as experiências menos coerentes com a sua trajetória de carreira podem sair do CV para dar espaço a informações mais relevantes, como cursos concluídos, promoções de cargo e resultados alcançados.
Confira mais histórias e conselhos sobre o processo de seleção, inclusive com dicas para a entrevista de emprego, no episódio completo: