Para atrair mais brasileiros, universidade de Portugal dá curso de graça
A Universidade do Algarve (UAIG) seleciona brasileiros usando a nota do Enem e para atrair mais estudantes está oferecendo cursos rápidos de graça
Camila Pati
Publicado em 5 de junho de 2018 às 06h00.
Última atualização em 20 de janeiro de 2020 às 12h03.
São Paulo – A Universidade do Algarve (UAIG) é uma das 29 instituições portuguesas que aceitam a nota do Enem em seu processo seletivo e, para atrair, mais brasileiros para graduação , está oferecendo cursos rápidos grátis.
O projeto é chamado de Summer Campus, e os cursos são entre de 1 a 7 e de 8 a 14 de julho. O objetivo é que os alunos experimentem um pouco da rotina acadêmica da instituição que é uma das mais internacionais de Portugal , e recebe mais de 1,5 mil estrangeiros por ano.
Para os cursos gratuitos, são 40 vagas voltadas a estudantes do ensino médio, que tenham entre 16 e 18 anos. São 37 opções de cursos em áreas distintas como: artes e design; ciências; esportes; economia, gestão e turismo; empreendedorismo; engenharias e tecnologias; saúde; línguas e humanidades. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho pelo site da instituição.
Os cursos têm atividades letivas durante a manhã e atividades desportivas e de lazer durante a tarde. Os alunos têm direito a alojamento e alimentação grátis. Assim, apenas a viagem de ida e volta não está inlusa na bolsa de estudo.
A Universidade de Algarve tem, atualmente, 600 brasileiros matriculados em seus cursos. Para o ano letivo 2017/2018, a alta no número de alunos do Brasil foi de 59% na graduação. No mesmo período o número de estudantes de cursos de mestrado mais que dobrou (cresceu 103%).
Para os cursos de graduação (licenciatura e mestrado integrado), os estudantes que tenham frequentado o sistema de ensino brasileiro deve ter um mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das provas restantes.
Os diplomas concedidos pela Universidade do Algarve são válidos e reconhecidos em todos os países da União Europeia, permitindo realizar uma pós-graduação em qualquer universidade da Europa.