Exame Logo

Os melhores MBAs globais em 2012, segundo o Financial Times

Coppead é a única instituição brasileira a aparecer no ranking; veja valorização salarial que os alunos recebem após o MBA nas top 10 da lista

1. Stanford Graduate School of Business (Getty Images)

Talita Abrantes

Publicado em 26 de outubro de 2012 às 18h21.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h27.

São Paulo – Revelados, enfim, os programas de MBA que prometem bons salários e educação de ponta para seus formandos em 2012. Desta vez, segundo o Financial Times. A escola de negócios de Stanford levou a primeira posição. Do Brasil, apenas o Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, aparece no ranking.

Para montar a lista, o Financial Times se baseou em questionários feitos com ex-alunos e em dados fornecidos pelas escolas. Valorização salarial após o programa de MBA, diversidade da equipe de professores e de alunos e produção acadêmica foram alguns dos critérios da publicação para elaborar o ranking.

Entre os formados em Stanford está o fundador da fabricante sistemas de computadores Sun Microsystems, Scott McNealy. Outro ex-aluno é Steve Ballmer, CEO da Microsoft, que abandonou o curso na área de negócios para trabalhar junto com Bill Gates, na década de 1980. Confira as exigências do processo de seleção de Stanford.

Local: Estados Unidos
Valorização salarial após o MBA: 129%
  • 2. 2. Harvard Business School

    2 /10

  • Veja também

    Localizada na Soldiers Field Road, em Boston, estado de Massachusetts (EUA), a instituição tem mais de um século de existência.

    Destaque para o método de ensino baseado em estudos de caso. A metodologia foi implantada em 1925 pela instituição de ensino. Por ano, os pesquisadores de Harvard produzem cerca de 350 novos estudos de caso.

    Confira quais são as exigências para o processo de seleção da Harvard Business School. Local: Estados Unidos
    Valorização salarial após MBA: 122%
  • 3. 3. Wharton School

    3 /10(Divulgação/Wharton School)

  • Ligada à Universidade da Pennsylvania, a primeira escola de negócios nos Estados Unidos é reconhecida pelo curso na área de finanças e desenvolvimento de habilidades de liderança.

    Três semanas antes do começo oficial do curso, a Wharton oferece um curso preparatório, que pede proficiência do ingressante em matemática. As aulas servem para integrar os alunos e formar o grupo que fará o primeiro ano de MBA.

    Confira quais são as exigências para o processo de seleção de Wharton Local: Estados Unidos
    Valorização salarial após MBA: 120%
  • 4. 4. London Business School

    4 /10(London Business School)

    A duração do curso de MBA varia de 15 a 21 meses – que podem ser planejados pelo estudante. Por isso, apesar da London Business School oferecer uma extensa lista de disciplinas obrigatórias, ela é bastante conhecida por seus cursos flexíveis. No primeiro ano, o ingressante estuda noções de macroeconomia internacional, marketing e tecnologia da informação como valor em negócios. As eletivas podem ser cursadas na University College London.

    Confira quais são as exigências para o processo de seleção da London Business School Local: Inglaterra
    Valorização salarial após MBA: 134%
  • 5. 5. Columbia Business School

    5 /10(Divulgação)

    Com alunos provenientes de companhias como American Express e Goldman Sachs, a Columbia Business School fica em Nova York. A escola oferece mais de 130 opções de disciplinas optativas. O bilionário Warren Buffet é um dos ex-alunos ilustres da instituição.

    Confira quais as exigências para o processo de admissão da Columbia Business School.

    Local:
    Estados Unidos
    Valorização salarial após MBA: 131%
  • 6. 6. Insead

    6 /10(Insead)

    Segundo a instituição, em apenas 10 meses é possível cobrir 80% do conteúdo de um MBA com aulas intensivas por cinco dias da semana. Entre os formados no INSEAD está Jean-Paul Agon, atual presidente da gigante de cosméticos L`Oréal.

    Confira quais as exigências para o processo de admissão do Insead

    Local: França e Cingapura
    Valorização salarial após MBA: 97%
  • 7. 7.Sloan School of Business (MIT)

    7 /10(Wikimedia Commons)

    A Sloan School of Business do MIT está no Memorial Drive, em Cambridge, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. As áreas que mais contratam o formado em MBA pela instituição são as de consultoria, investimento e software. Entre os formados no MIT está Carly Fiorina, ex-presidente da Hewlett Packard e integrante do Partido Republicano. Confira os requisitos para admissão da Sloan Local: Estados Unidos
    Valorização salarial após MBA: 120%
  • 8. 8. IE Business School

    8 /10(IE Business School)

    O IE Business School está em Calle María de Molina, cidade de Madri, na Espanha. O curso tem duração de um ano. Os cursos de MBA são voltados para quem busca educação global tanto em inglês quanto em espanhol. Entre os formados no IE está Richard Alden, CEO da ONO, uma das maiores operadoras de TV a cabo na Espanha. Confira os requisitos para fazer admissão no IE Business School Local: Espanha
    Valorização salarial após MBA: 139%
  • 9. 9. IESE Business School

    9 /10(Divulgação)

    O Instituto de Estudios Superiores de la Empresa (IESE) oferece curso de MBA integral de 19 meses.

    O programa é dividido em dois períodos. Na primeira parte do curso, as disciplina buscam construir fundamentos para o profissional, com aulas de negócios, economia, mercado e finanças. A segunda fase é voltada para disciplinas optativas.

    Confira as exigências do processo de admissão do IESE. Local: Espanha
    Valorização salarial após MBA: 148%
  • 10. 10. Hong Kong UST Business School

    10 /10(Wikimedia Commons)

    Criada em 1991, a escolar tem professores de países como Estados Unidos, Canadá, Índia e China.

    Destaque para o curso de MBA executivo feito em parceria com a Kellogg School of Management. O curso, realizado nas duas instituições, é organizado em módulos intensivos. O programa conta com disciplinas eletivas em cidades como Toronto, Tel Aviv, Miami e Vallendar.

    Local:
    China
    Valorização salarial após MBA: 144%
  • Acompanhe tudo sobre:CursosCursos de MBAEducação executivaListasPós-graduaçãoRankings

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Carreira

    Mais na Exame