O mercado de startups é visto como oportunidade para a Geração Z
Dados revelam que os jovens da geração Z possuem afinidade com o modelo de negócio de startups e têm se inserido nesse mercado
Da Redação
Publicado em 29 de maio de 2022 às 08h00.
Por Diego Cidade, fundador da Academia do Universitário
No Brasil, as startups têm se desenvolvido e conquistado espaço significativo no mercado, em 2018, o país teve sua primeira startup unicórnio, o aplicativo de transporte 99, e, atualmente o Brasil se classifica entre os 10 países com o maior número de startups avaliadas acima de 1 bilhão de reais, com uma relação total de 16 unicórnios em um levantamento feito entre 13.465 startups em todo o país, de acordo com a StartupBase.
Dessa forma, a geração que está iniciando sua jornada financeira e no mercado de trabalho, sente uma afinidade com a proposta de desenvolvimentos desse modelo de negócio.
O mercado de startups está conquistando os jovens da geração Z em alguns aspectos, como na procura de oportunidades de empregos e até mesmo para investimentos.
Enfatiza-se que esses modelos de negócio possuem características que vão de encontro às habilidades presentes na geração Z: domínio e desenvolvimento de tecnologias, inovação e criatividade para concepção da empresa, otimismo e independência no desenvolvimento do trabalho e ausência de hierarquia.
É importante entender também como esses jovens atuam no mercado de trabalho e quais os seus objetivos. Sou CEO e Fundador da Academia do Universitário (AU), HRTech especializada em recrutamento e processo seletivo de jovens talentos, fundou a startup em 2018 quando tinha apenas 21 anos.
Eu passei a ter mais afinidade com o empreendedorismo quando fiquei dois anos dentro de uma empresa júnior e quando fiquei imerso num ambiente empreendedor ao estagiar, estágio esse que demorei bastante pra conseguir. Isso me instigou a montar a minha própria empresa e estudar mais sobre o modelo de negócios de uma startup, que tem como foco a escalabilidade.
Durante a trajetória da AU, a empresa sempre contou com a maioria de seus colaboradores sendo da Geração Z, hoje, mais de 88%, dentre eles, estagiários, assistentes, analistas e sócios fazem parte dos também conhecidos como a geração dos nativos digitais.
Os jovens da Geração Z têm a tendência de se identificarem no ambiente organizacional com profissionais pertencentes à sua geração.
Estes jovens estão acostumados ao imediatismo, são habilidosos com a tecnologia e estão habituados com o ritmo mais acelerado para realizarem suas atividades, muitas vezes não compreendendo ou sendo incompreendidos por seus colegas das gerações anteriores.
Não existem ainda muitas informações e pesquisas em relação aos perfis dos gestores de startups, entretanto, pesquisa mostra que, a proatividade com relação aos meios digitais leva muitos jovens da geração Z a desejarem ter sua própria startup, já que são indivíduos que nasceram para empreender e empregar.
Em dados trazido pelo artigo “ Identidade da Geração Z na Gestão de Startups ”, a identidade dos gestores da geração Z nas startups apresentou elementos como autoconfiança, otimismo, imediatismo, coragem, impulsividade, confiança, habilidade para ser multitarefas, inexperiência, ser avessos a hierarquias, preocupação com a satisfação pessoal no trabalho, gostar de desafios e ter o empreendedorismo contínuo como opção de carreira.
Entretanto, mesmo que haja afinidade e interesse da geração Z em relação ao modelo de negócio das startups, e que essa geração realmente esteja cada vez mais presente nesse mercado, em dados trazidos pelo livro do investidor de risco Ali Tamaseb, a idade média em que os fundadores iniciaram seus negócios que atingiram bilhões de dólares, é de 34 anos.
Dicas de carreira, vagas e muito mais
Você já conhece a newsletter da Exame Academy ? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.