Carreira

Mulheres representam 29% do total de funcionários da Microsoft

A informação vem do relatório de diversidade divulgado pela empresa nesta última sexta-feira; número é cinco por cento maior do que registrado no ano passado

microsoft (Getty Images)

microsoft (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2014 às 08h12.

Depois de Facebook, Google, Apple e Yahoo!, a Microsoft liberou nesta última sexta-feira seu relatório de diversidade entre seus mais de 128 mil funcionários. E apesar de um aumento de cinco pontos em relação ao percentual registrado no ano passado, o número de mulheres contratadas pela empresa ainda representa 29% do total da força de trabalho global.

O valor não é muito diferente do revelado por outras companhias no decorrer do ano, no entanto. Com um número menor de contratados, Google, Facebook e Apple não passam dos 31% no mesmo quesito. Os únicos nomes que se distanciam um pouco são Yahoo! e LinkedIn, ambos com mais de 35% de mulheres nas empresas, respectivamente.

O novo relatório da companhia de Satya Nadella também revelou que a maior parte da mão de obra contratada é branca (60,6%). Os caucasianos vêm seguidos dos asiáticos (28,9% da força de trabalho), dos latinos (5,1%) e dos negros (3,5%), números que também não fogem muito dos mostrados pelos outros nomes do setor.

Outros valores interessantes são os relativos aos cargos mais altos. De acordo com a MS, 27% das vagas de executivos agora são ocupadas por essas mesmas minorias, que também representam 40% do conselho administrativo, a "Board of Directors". Os aumentos foram de três e sete pontos, respectivamente – tímidos, mas consideráveis.

Em carta divulgada pelo site ZDNet, Lisa Brummel, vice-presidente executiva de Recursos Humanos da MS, elogiou o progresso registrado. Mas a executiva também afirmou que muito ainda precisa ser feito para “aumentar a diversidade da companhia e da indústria de tecnologia” – um discurso similar ao feito pelo Facebook, por exemplo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGooglecarreira-e-salariosMicrosoftTecnologia da informaçãoAppleINFO

Mais de Carreira

Quatro erros comuns que as empresas cometem com a IA agentiva

Essa é a mudança número 1 que líderes precisam fazer para atingir uma alta performance em 2026

Cinco mudanças que líderes modernos precisam fazer para conquistar confiança em tempos céticos

10 coisas que pessoas emocionalmente inteligentes nunca postam nas redes sociais