Na C&A dá para fazer trabalho voluntário durante expediente
Trabalho voluntário tem ajudado profissionais a desenvolver habilidades essenciais para carreira. Veja os relatos
Camila Pati
Publicado em 24 de dezembro de 2015 às 05h00.
São Paulo – Uma vez por mês, o funcionário da C&A que participa do voluntariado da empresa pode se dedicar às visitas, campanhas e ações do programa durante o expediente de trabalho.
Divididos em grupos, mais de 4,5 mil empregados da C&A, que tem 20 mil funcionários ao todo, participam de diferentes iniciativas do Voluntariado do Instituto C&A. Alguns grupos vão uma vez por semana, outros a cada quinze dias, podendo chegar até a uma visita por mês por voluntário.
“O grupo atua dentro do expediente comercial da C&A e também em seu tempo livre. A cultura de trabalho voluntário compõe-se de ações em várias frentes: em campanhas emergenciais e humanitárias, em projetos de educação infantil, na defesa do direito de brincar da criança, em práticas de mediação da leitura e na implementação de ações sociais diversas”, diz a coordenadora do programa voluntariado do Instituto C&A, Daniela Pavan.
O foco, diz Daniela, são as instituições de educação infantil. “Creches e pré-escolas ligadas ao poder público ou de origem comunitária, que atendem crianças com até 6 anos de idade”, diz. O programa é parceiro de 115 organizações.
Motivação + desenvolvimento de competências = produtividade maior
Apesar de liberar mensalmente seus funcionários de suas atividades diárias, a motivação dos funcionários e o desenvolvimento de competências profissionais específicas acarreta em inegável ganho de produtividade .
“Os funcionários que são voluntários desenvolvem habilidades de comunicação, trabalho em equipe, gerenciamento de projetos, noções de planejamento de médio e longo prazos, inovação, criatividade, liderança”, diz Daniela.
É o que relata Paula Almeida, vendedora associada da C&A e voluntária no instituto. “Como eu hoje ajudo a planejar atividades que serão desenvolvidas, sinto que a liderança foi instigada. Também aprendi a lidar melhor com a diversidade e adversidade”, diz ela, há 7 anos na C&A e voluntária há 6 anos.
O voluntariado também tem sido uma atividade essencial para sua carreira,segundo o gerente do Centro de distribuição da C&A, Luís Cláudio Martão. "Tive oportunidade de aperfeiçoar o trabalho em equipe e exercer a liderança”, diz ele que é um dos líderes dos voluntários no centro de distribuição. Além disso, Martão diz ter crescido como pessoa. “Desenvolvi habilidades comportamentais, aprendendo a compartilhar mais”, conta.
Precisão, moderação e suficiência, aliás, são ideias recorrentes nos ensinamentos budistas. “Em qualquer tipo de trabalho, você precisa ter um olhar correto para empreender a ação correta no momento correto”, diz a professora. Mas o que seria o correto? Monja Zentchu explica que não existe um padrão estabelecido. Cada indivíduo deve encontrar a forma de agir mais natural e adequada para si, a partir de exercícios de autoconhecimento e meditação. Nesta galeria, reunimos 15 frases de figuras como Dalai Lama, Buda e Gandhi - que, aliás, se definia como budista, hindu, muçulmano, cristão e judeu. As lições se relacionam a diversos temas ligados ao mundo do trabalho, como liderança, foco e gestão das emoções. Navegue pelos slides para conhecê-las.