Carreira

Mulheres americanas estudam mais que os homens

No Brasil, essa diferença existe a favor dos homens, segundo estudos da EBAPE/FGV do Rio

Mulher estudando em sala de aula (Getty Images)

Mulher estudando em sala de aula (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2013 às 12h10.

São Paulo - Um estudo realizado pelo centro de pesquisa norte-americano Census Bureau revelou que, nos Estados Unidos, 9% das adultas jovens americanas têm mestrado, doutorado ou título de graduação, contra 6% dos homens.

A pesquisa aponta ainda que os americanos pós-graduados ganharam, em média, 83 000 dólares em 2008, contra 58 613 dólares dos que tinham apenas licenciatura. Um levantamento do Núcleo de Pesquisa de Economia da USP mostra que, no Brasil, o cenário é parecido: para cada ano de estudo, a renda cresce 15%.

Já os números de cursos de pós-graduação não se repetem nacionalmente. “De 2000 a 2003 as mulheres representavam 47% dos alunos do Instituto Nacional de Pós-Graduação e os homens 53. Hoje, elas representavam 54% das matrículas. Mas se falarmos de MBA a situação muda. Os homens são 62% das inscrições”, afirma o presidente da instituição, professor José Leônidas Olinquevitch.

Os dados da EBAPE/ FGV do Rio de Janeiro mostram que homens ainda são maioria em pós-graduação, mestrado e doutorado, totalizando 61% dos alunos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)HomensMulheresPaíses ricosPós-graduação

Mais de Carreira

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões

10 dicas para criar uma cultura de inovação na empresa

10 profissões para quem gosta de Direito

Como falar para o recrutador que você tem uma viagem marcada