Inteligência Artificial: tecnologia que está transformando profissões e o futuro do trabalho (Freepik)
Content Writer
Publicado em 3 de outubro de 2024 às 11h25.
Última atualização em 3 de outubro de 2024 às 11h28.
No programa Sem Censura, da TV Brasil, a psicóloga e palestrante Juliana Bley fez uma declaração inesperada: “meu filho está estudando hoje para profissões que ainda não foram criadas”, disse ela. “Daqui dez anos, milhões de empregos vão desaparecer, muitos milhões de novos empregos serão criados e a gente ainda não sabe quais”, completou.
E não há exageros na fala de Juliana. Com a ascensão da inteligência artificial, há uma transformação radical no mercado de trabalho. Para ter ideia, segundo o Fórum Econômico Mundial, 83 milhões de empregos devem ser eliminados, enquanto outros 69 milhões devem ser criados.
“Espera-se que a inteligência artificial seja adotada por quase 75% das empresas e que leve a uma alta rotatividade, sendo que 50% das organizações esperam que ela gere crescimento de empregos e 25% esperam que ela gere perda de empregos”, diz o documento.
Por isso, na visão de alguns especialistas, o impacto da IA no mercado de trabalho vai muito além da substituição de tarefas repetitivas: ele abre espaço para novas oportunidades – muitas das quais exigem habilidades que ainda não são ensinadas nas universidades.
Mas, afinal, quais são essas novas carreiras que devem surgir? O estudo listou 50 profissões emergentes para os próximos anos. Veja abaixo.
O relatório também apontou 50 profissões em declínio – e com maiores chances de serem extintas devido à automação. Veja a seguir.
A Faculdade EXAME desenvolveu o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento composto por quatro aulas introdutórias ao MBA que prometem preparar profissionais para se tornarem verdadeiros especialistas em IA.
As aulas serão apresentadas por Miguel Lannes Fernandes, pioneiro em tecnologia com uma trajetória marcada por inovações, e vão ao ar entre 21 e 29 de outubro de forma 100% virtual.
Outra boa notícia é que não é necessário possuir conhecimento prévio em tecnologia ou habilidades de programação – basta graduação completa em qualquer área de formação. Ao final das aulas, os participantes receberão um certificado de participação exclusivo para adicionar o currículo.
*Este conteúdo é apresentado por Faculdade EXAME.