Carreira

Messi lidera lista dos jogadores mais bem pagos em 2013

Lionel Messi é o jogador que mais ganhou em 2013, com um total de 41 milhões de euros, segundo a revista France Football


	Lionel Messi: Messi embolsou 12,5 milhões de euros em conceito de salário anual, ao qual somou 2,5 milhões em prêmios e 26 milhões por contratos publicitários
 (Gustau Nacarino/Reuters)

Lionel Messi: Messi embolsou 12,5 milhões de euros em conceito de salário anual, ao qual somou 2,5 milhões em prêmios e 26 milhões por contratos publicitários (Gustau Nacarino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2014 às 11h25.

Paris - O argentino Lionel Messi é o jogador que mais ganhou em 2013, com um total de 41 milhões de euros, ficando na frente do português Cristiano Ronaldo, com 39,5 milhões, e do brasileiro Neymar, com 29 milhões, segundo a classificação publicada nesta terça-feira pela revista francesa "France Football".

É o quarto ano no qual Messi lidera a lista de jogadores com maior renda desde que a publicação começou a elaborá-la em 1999 e que já dominou em 2010, 2011 e 2012.

No ano passado, o argentino foi superado pelo inglês David Beckham, que desapareceu da presente edição ao não estar em atividade.

Messi embolsou 12,5 milhões de euros em conceito de salário anual, ao qual somou 2,5 milhões em prêmios e 26 milhões por seus contratos publicitários.

No total, o argentino do Barcelona arrecadou 6 milhões de euros a mais que na edição de 2013 da lista, na qual teve um milhão a menos que Beckham.

Messi é o quinto esportista com mais ingressos, de acordo com a "France Football", superado pelo golfista americano Tiger Woods (53 milhões), o tenista suíço Roger Federer (51,5 milhões) e os jogadores de basquete americanos Kobe Bryant (46,5 milhões) e LeBron James (44 milhões).

A substancial melhora do contrato de Cristiano Ronaldo com o Real Madrid não permitiu ao português superar Messi. O luso ingressou 39,5 milhões de euros, 9,5 a mais que na edição do ano passado.


Cristiano Ronaldo passou a cobrar como salário anual 17 milhões, meio milhão por prêmios esportivos e 22 milhões em contratos publicitários.

O português nunca liderou a lista dos jogadores com mais ingressos do mundo, na qual já foi segundo em 2011 e terceiro em 2010, 2012 e 2013.

Neymar protagoniza a aparição mais espetacular da classificação, avançando em dois anos desde a 13ª posição até a terceira. Essa ascensão tem muito a ver com o contrato assinado com o Barcelona, que lhe garante um salário de 14,5 milhões de euros.

A essa quantia, se somou meio milhão de prêmios e outros 14 milhões de contratos publicitários, para totalizar 29 milhões.

O quarto jogador com mais ingressos é o inglês do Manchester United Wayne Rooney (24 milhões), à frente do sueco do Paris Saint-Germain Zlatan Ibrahimovic (23,5 milhões), do colombiano do Monaco Falcao García (21,2 milhões) e do argentino do Manchester City Sergio "Kun" Agüero (19,7 milhões).

Completam o "top ten" o brasileiro do Paris Saint-Germain Thiago Silva (17 milhões), o belga do Chelsea Eden Hazard (16,8 milhões) e o francês do Bayern de Munique Frank Ribéry (16,5 milhões).

Quanto aos treinadores, a classificação é liderada por José Mourinho, do Chelsea, que com 17 milhões de euros supera o espanhol do Bayern de Munique, Pep Guardiola, com 15 milhões.

É o quinto ano consecutivo e o nono no total em que Mourinho acaba como treinador mais bem pago da lista, que a "France Football" dedica aos treinadores desde 2004.

O português deixou de ser o mais bem pago só em dois anos, o primeiro, quando a classificação foi liderada pelo britânico do Manchester United Alex Ferguson e em 2009, quando quem teve mais ingressos foi o brasileiro Luiz Felipe Scolari.

O técnico italiano do Galatasaray, Roberto Mancini, é terceiro com 14 milhões, na frente de três compatriotas: o treinador do Real Madrid, Carlo Ancelotti, com 13,5 milhões, o técnico da Rússia, Fabio Capello, com 12 milhões, e o técnico do Guanghzou chinês, Marcello Lippi, com 11,5 milhões.

Acompanhe tudo sobre:AtletasBarça – FC BarcelonaCelebridadesCristiano RonaldoEsportesFutebolFutebol europeuJogadores de futebolLionel MessiNeymar

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões