Ministério do Desenvolvimento vai formar banco de dados de engenheiros
Objetivo é criar um banco de informações para as grandes obras de infraestrutura e do pré-sal previstas nos próximos anos
Da Redação
Publicado em 1 de fevereiro de 2011 às 15h25.
Brasília - Para mapear a falta de mão de obra em setores de tecnologia estratégicos para o País, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) vai realizar um censo nacional para medir a oferta de profissionais de engenharia no Brasil.
A Secretaria de Comércio e Serviços do ministério planeja dar início ao processo em junho deste ano, em parceria com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e com os conselhos regionais.
Segundo o MDIC, a intenção é "criar um banco de informações que permitirá às empresas saber onde buscar engenheiros para as grandes obras de infra-estrutura e do pré-sal previstas nos próximos anos".
Os engenheiros serão convocados pelos conselhos regionais e federal para responderem a um questionário sobre a instituição de graduação, o ano de formatura, o tempo de exercício e a disponibilidade para voltar a atuar na área, se estiverem em outras ocupações.
De acordo com o MDIC, o levantamento deverá ser estendido no futuro a todas as outras profissões regulamentadas, para auxiliar empresas e trabalhadores na ocupação de vagas abertas.