Investir em Lifelong Learning: a chave para a empregabilidade no cenário profissional
Especialistas destacam a importância da atualização constante para que seja possível acompanhar as transformações do mercado de trabalho
Parceiro Exame
Publicado em 27 de abril de 2023 às 16h23.
Última atualização em 27 de abril de 2023 às 16h47.
Como resultado da rápida evolução tecnológica e das mudanças constantes no mercado de trabalho, investir em educação continuada se tornou essencial para se manter competitivo. Por isso, o Lifelong Learning, ou "aprendizado ao longo da vida", se destaca como uma das principais ferramentas para garantir a empregabilidade em um mundo em constante mudança.
Segundo especialistas, o Lifelong Learning envolve a busca constante por novos conhecimentos e habilidades, independentemente da idade ou da fase da carreira em que se encontra o indivíduo. Isso pode incluir desde cursos de curta duração até graduações e pós-graduações, além de workshops, treinamentos e eventos de atualização profissional.
- SP registra no trimestre maior número de mortes no trânsito dos últimos sete anos
- Petrobras e Correios vão firmar acordo com TST para desjudicialização de processos
- Ludmila anuncia show do Numanice em São Paulo, Salvador e Porto Alegre; veja como comprar
- Samsung registra o pior resultado trimestral em 14 anos
- China: Quem questiona nossa soberania sobre Taiwan 'brinca com fogo', diz ministro
- BuzzFeed News vai encerrar suas atividades nos EUA
De acordo com o relatório " Future of Jobs " do Fórum Econômico Mundial, 54% dos trabalhadores precisariam de requalificação entre 2018 e 2022, em razão das transformações no mercado de trabalho. A pesquisa destaca ainda a importância das habilidades socioemocionais, como pensamento crítico, criatividade e resiliência, que passam a ser cada vez mais valorizadas pelas empresas em um cenário de constante evolução.
Neste cenário, o Lifelong Learning atua como peça-chave para a construção de talentos mais especializados no mercado. Além de aumentar as chances de empregabilidade, essa prática contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional, ampliando as perspectivas de carreira e possibilitando a realização de novos projetos.
Para entender os principais quatro pilares do aprendizado contínuo e como eles podem ser praticados no dia a dia, assista ao vídeo “A rotina do Lifelong Learner”, com Diego Cidade, CEO da Academia do Universitário, na coluna "A Nova Geração do RH".
https://www.instagram.com/p/Crg-oIcPlM5/
*Este é um conteúdo produzido por Academia do Universitário