Exame Logo

Inovação no RH: Sólides cria plataforma de inteligência artificial com foco especial em PMEs

Com o “Copilot Sólides”, a empresa de gestão de pessoas busca alcançar uma penetração de 40% na base de clientes; saiba como

Wladmir Brandão, diretor de Inteligência Artificial (CAIO) da Sólides: “Empresas que investem em inteligência artificial no campo de RH já relataram vantagens significativas, como 43% de redução no turnover e 50% na diminuição do tempo de recrutamento e seleção” (Sólides /Divulgação)

Publicado em 20 de agosto de 2024 às 10h50.

A Sólides, empresa em tecnologia de gestão de pessoas para pequenas e médias empresas, lança nesta terça-feira, 20, o “Copilot Sólides”, nova plataforma que oferece mais de 20 soluções por inteligência artificial para automatizar tarefas repetitivas nas áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

“Processos de RH agora poderão ser automatizadas, como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, engajamento e retenção, assim como atividades de departamento pessoal, como controle de ponto, gerenciamento eletrônico de documentos, gestão de férias e concessão de benefícios”, afirma Wladmir Brandão, diretor de Inteligência Artificial (CAIO) da Sólides.

Veja também

O nome da ferramenta “Copilot Sólides” traz a sua missão: ser um copiloto para os profissionais de RH e do departamento pessoal. A plataforma foi desenvolvida ao longo dos últimos três meses e já está disponível para os mais de 30 mil clientes da Sólides. A expectativa da empresa é que a nova ferramenta alcance uma penetração de 40% na base de clientes em um curto período, com foco especial em PMEs.

“Pequenas e médias empresas, que muitas vezes não possuem grandes equipes de RH, são vistas como o principal público-alvo, porque essas empresas poderão aumentar significativamente sua eficiência e reduzir custos operacionais com a adoção da ferramenta”, afirma Brandão.

As funções da nova plataforma

Além de automatizar essas tarefas, o Copilot possui integração à plataforma Sólides, o que facilita o uso, diz Brandão.

“É possível, por exemplo, usar a ferramenta para criar uma descrição de cargo e publicá-la diretamente dentro do aplicativo, sem a necessidade de processos externos,” afirma o diretor.

Embora o objetivo principal do Copilot seja o aumento da produtividade, a ferramenta pode impactar positivamente em outras áreas, como a redução de turnover e de custos com horas extras, afirma o diretor.

“Empresas que investem em inteligência artificial no campo de RH já relataram vantagens significativas, como 43% de redução no turnover e 50% na diminuição do tempo de recrutamento e seleção”, diz Brandão.

Veja as cidades inteligentes mais avançadas do mundo

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialRecursos humanos (RH)Tecnologia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Carreira

Mais na Exame