Carreira

5 maneiras de demonstrar empatia no ambiente de trabalho

Mostrar interesse genuíno às necessidades individuais pode criar um ambiente de trabalho melhor

Conexões reais e amizades no trabalho são importantes (Thinkstock)

Conexões reais e amizades no trabalho são importantes (Thinkstock)

Publicado em 21 de agosto de 2024 às 19h08.

A empatia é uma habilidade essencial no ambiente de trabalho, capaz de melhorar a colaboração, aumentar o engajamento e criar um clima organizacional positivo. Demonstrar empatia não apenas fortalece as relações entre colegas, mas também pode ser um diferencial importante para líderes que desejam construir equipes mais coesas e produtivas. A seguir, exploramos cinco maneiras eficazes de demonstrar empatia no ambiente de trabalho, segundo o Center for Creative Leadership:

1. Fique atento aos sinais de burnout em outras pessoas

O burnout é um problema real e crescente no mundo do trabalho, especialmente em períodos de intenso estresse e pressão. Muitos profissionais estão sobrecarregados, trabalhando mais horas do que nunca e tendo dificuldade em separar a vida profissional da pessoal.

Líderes que são habilidosos em empatia conseguem reconhecer os sinais de excesso de trabalho em seus colegas antes que o burnout se torne um problema maior, levando ao desengajamento ou à rotatividade. Isso pode significar reservar alguns minutos extras a cada semana para conversar com os membros da equipe, avaliar como estão lidando com a carga de trabalho atual e ajudá-los a se recuperar do excesso de trabalho.

2. Mostre interesse sincero nas necessidades, esperanças e sonhos dos outros

Parte de liderar com empatia envolve trabalhar para entender as necessidades e objetivos únicos de cada membro da equipe e como melhor alinhar as tarefas para contribuir tanto para o desempenho quanto para a satisfação dos funcionários. Quando os membros da equipe percebem que seu gestor os reconhece dessa forma, eles se tornam mais engajados e dispostos a se esforçar ainda mais. Demonstrar gentileza no local de trabalho pode impulsionar o desempenho e melhorar a cultura organizacional.

3. Demonstre disposição para ajudar um funcionário com problemas pessoais

As linhas entre a vida profissional e pessoal estão se tornando cada vez mais tênues. Líderes empáticos entendem que seus colegas são indivíduos dinâmicos que enfrentam problemas pessoais enquanto precisam manter suas responsabilidades profissionais. Eles reconhecem que faz parte de seu papel liderar e apoiar esses membros da equipe nos momentos em que mais precisam.

Manter linhas de comunicação abertas e incentivar a transparência é uma boa maneira de fomentar a segurança psicológica no grupo e ajudar os membros da equipe a se sentirem à vontade para compartilhar quando for necessário.

4. Mostre compaixão quando alguém compartilhar uma perda pessoal

Conexões reais e amizades no trabalho são importantes, e a liderança empática é uma ferramenta que os gestores podem usar para estabelecer vínculos com aqueles que têm o privilégio de liderar. Todos nós já passamos por perdas pessoais, então, mesmo que não possamos nos relacionar com a perda específica que um colega está enfrentando, podemos agir com empatia e deixar claro que ele tem apoio. Isso é fundamental para uma liderança compassiva.

5. Adapte a comunicação ao estilo de cada pessoa

Outra maneira de demonstrar empatia no trabalho é adaptar sua comunicação ao estilo e às necessidades de cada membro da equipe. Alguns preferem uma abordagem direta, enquanto outros podem se sentir mais confortáveis com uma comunicação mais suave e encorajadora. Entender e respeitar essas preferências ajuda a construir confiança e garante que todos se sintam valorizados e compreendidos.

Por que você cultivar empatia no trabalho

Demonstrar empatia no ambiente de trabalho é uma prática que fortalece as relações, melhora o clima organizacional e contribui para um ambiente mais harmonioso e produtivo. Ao ficar atento ao bem-estar dos colegas, mostrar interesse genuíno por suas vidas e adaptar a comunicação às necessidades individuais, os líderes e membros da equipe podem criar um local de trabalho onde todos se sintam apoiados e motivados a dar o seu melhor.

Acompanhe tudo sobre:Guia de Carreira

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões