Fez uma entrevista de emprego? Veja 6 dicas do que fazer depois dela para aumentar as chances
Tão importante quanto se preparar para a entrevista de emprego, é saber como se portar depois dela
Agência de notícias
Publicado em 21 de maio de 2023 às 12h21.
Última atualização em 29 de maio de 2023 às 11h54.
Por Trabalhando.com
Uma entrevista de trabalho sempre gera expectativa e ansiedade. Isso, muitas vezes, leva o candidato a cometer deslizes, como mandar e-mails apressados com erros de gramática, ligar insistentemente atrás de um retorno da empresa ou escrever nas redes sociais expondo detalhes da entrevista.
- Caixa entra com ação contra Pedro Guimarães para reaver R$ 45 mil em celulares funcionais
- WhatsApp lança recurso para proteger conversas íntimas com senha ou biometria; saiba como usar
- Evento gratuito de tecnologia reúne grandes nomes do mercado SAP
- WhatsApp Web: como escanear o código QR e usar [tutorial fácil]
- Echo Dot 5: nova caixa de som inteligente chega ao Brasil; veja valor
- Harry e Meghan se envolvem em acidente após perseguição de paparazzis
Para evitar que você perca a vaga ou diminua as chances de conquistar o emprego, confira as dicas a seguir!
1. Telefone caso não tenha retorno
Profissionais dizem que não tem problema telefonar, porém l igue somente uma vez para não acabar incomodando o entrevistador. Caso o responsável não atenda, envie um e-mail. Dar retorno de entrevista ainda é um grande desafio na maioria das empresas, dos mais diferentes portes e segmentos.
2. Revise seu e-mail antes de enviar
Antes de enviar um e-mail, releia o que escreveu ou peça para um amigo de confiança revisar o texto. É preciso conferir a gramática e a clareza da mensagem. O entrevistador lerá apenas e-mails breves, portanto mantenha o texto curto.
3. Entre em contato com as referências
É extremamente importante entrar em contato com aqueles que você indicou para dar suas referências de experiências passadas. Quando o entrevistador ligar, elas poderão falar melhor sobre você e seu trabalho e ajudarão, certamente, na decisão final de sua futura empresa.
4. Nunca peça para a referência entrar em contato
Não é uma boa ideia pedir para a pessoa que tem referências de trabalho suas entrar em contato com o responsável pela vaga para falar de você. Pode parecer algo combinado e pesar contra a sua contratação.
5. Revise e atualize seus perfis nas redes sociais
Após a entrevista ou, até mesmo, antes, confira se os seus perfis das redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Twitter, estão atualizados corretamente com suas informações profissionais. Evite aquelas fotos ou comentários comprometedores, com linguajar inadequado e ofensivos.
6. Cuidado com as publicações nas redes sociais
Não é uma boa ideia twittar ou escrever nas redes sociais sobre uma entrevista. Mesmo que sua mensagem seja positiva, o entrevistador pode ficar incomodado com o que você está compartilhando e pode soar como quem quer agradar para ser aprovado, comprometendo a decisão do entrevistador.
Leia também: