EXAME libera 500 vagas para minicurso sobre inteligência artificial aplicada aos negócios
Relatório do Fórum Econômico Mundial mostra que 75% das empresas já buscam incorporar sistemas de IA e que os empregos na área terão um crescimento de 30% até 2027
Redação Exame
Publicado em 2 de maio de 2023 às 17h52.
Última atualização em 4 de julho de 2023 às 10h22.
As vagas para especialistas em inteligência artificial, big data e aprendizagem de máquina devem crescer, em média, 30% até 2027 em todo o mundo. O dado consta no estudo " Futuro do Trabalho 2023 " do Fórum Econômico Mundial que analisou 45 economias e 803 empresas de diferentes setores.
A pesquisa também mostrou que 75% das empresas buscam incorporar inteligência artificial e computação em nuvem nos próximos anos. Por isso, a EXAME decidiu disponibilizar 500 vagas para o seu minicurso sobre inteligência artificial aplicada aos negócios.
- Apostas da Mega-Sena e Lotofácil ficarão mais caras esta semana; veja valores
- Governo federal anuncia concurso público para Funai e Ministério do Meio Ambiente; veja as vagas
- Assunto novo? Veja 5 empresas que já usam e lucram com inteligência artificial há tempos
- Apenas uma a cada nove pessoas fuma nos EUA, indica estudo
- AO VIVO: Acompanhe o sorteio da Copa do Brasil
- Ministro interino do GSI exonera mais 29 servidores do gabinete
O conteúdo se destina a executivos, líderes e empresários que querem aprender a aumentar os resultados das empresas com o auxílio das ferramentas de IA.Para se inscrever, basta acessar a página oficial do curso clicando aqui .
O estudo do Fórum Econômico Mundial mostra como as novidades tecnológicas vão afetar os empregos, o mercado de trabalho e a estrutura das empresas. Para ter uma ideia, tecnologias como inteligência artificial vão criar e eliminar milhões de empregos em todo o mundo. A expectativa é de que 69 milhões de postos sejam criados, enquanto 83 milhões sejam eliminados. Entre os novos postos de trabalho estão:
- Especialistas em IA e aprendizagem de máquina;
- Especialista em sustentabilidade;
- Analista em inteligência de negócios;
- Analista de segurança da informação;
- Engenharia de fintechs;
- Cientistas e analistas de dados;
- Engenharia de robótica;
- Especialista em big data;
- Operadores de equipamentos agrícolas;
- Especialistas em transformação digital.
Inteligência artificial nas empresas
Hoje, a inteligência artificial nas empresas é comparada à internet nos seus primórdios. Se em 1990 era uma realidade distante ter um site, hoje é impensável que uma companhia não tenha sua presença virtual, além de posicionamento nas redes sociais.
O mesmo acontece com as ferramentas de inteligência artificial quando milhares de empresas já buscam usar os sistemas de aprendizado de máquina em seus negócios, seja na estrutura da companhia (como é o caso da Amazon, por exemplo), seja otimizando processos e potencializando os resultados com uso de ferramentas que se popularizaram recentemente (como ChatGPT, Midjourney, Copilot e outros).
De acordo com o estudo “ Global AI Adoption Index 2022 ”, elaborado pela IBM, 41% das empresas brasileiras implementaram efetivamente a inteligência artificial. Dessas, 39% implementaram IA motivados por benefícios como redução de custos e automatização de processos.
Na prática, essas empresa já usam a inteligência artificial em funções como:
- detecção de segurança e ameaças (44%)
- conversação (44%)
- marketing e vendas (30%);
- operações de TI (30%).
Além disso, o setor financeiro também tem sido um dos grandes beneficiados pela IA. Não à toa, uma pesquisa do IDC Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide apontou que os gastos globais em inteligência artificial, incluindo software, hardware e serviços para sistemas centrados em IA vão ultrapassar os US$ 300 bilhões até 2026.
Como se inscrever no minicurso de inteligência artificial para negócios da EXAME?
Os interessados em participar do minicurso em inteligência artificial aplicada aos negócios podem fazer a inscrição até o dia 21 de maio no site oficial clicando aqui ou no botão abaixo.