Carreira

EXAME e Aladas preparam evento para discutir o protagonismo feminino

Agora é que são elas vai reunir grandes nomes em painéis gratuitos para celebrar o Dia Internacional das Mulheres. Mônica Salgado e Angélica Ksyvickis estão entre as convidadas; veja como participar

Evento vai celebrar o Dia Internacional das Mulheres e seu protagonismo (EXAME/Exame)

Evento vai celebrar o Dia Internacional das Mulheres e seu protagonismo (EXAME/Exame)

Isabel Rocha
Isabel Rocha

Jornalista

Publicado em 23 de fevereiro de 2022 às 18h02.

Última atualização em 1 de julho de 2024 às 15h29.

Não é à toa que palavras como “inclusão” e “diversidade” aparecem com cada vez mais frequência nas agendas e nos pilares culturais de grandes empresas. Afinal, diminuir a disparidade de oportunidades e trazer protagonismo para grupos minoritários (como mulheres, negros, LGBTQIA+ e PCDs) é uma necessidade urgente dentro do mercado de trabalho.

Para ter uma ideia, segundo a pesquisa “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, do IBGE, as mulheres ainda ocupam menos da metade (37,4%) dos cargos de gerência no país.

Outro levantamento, realizado pela plataforma Pulse em parceria com a Nosh Somos, mostrou que grande parte das mulheres empregadas ainda ganha menos do que os homens para exercer as mesmas funções. E que menos de 10% dos funcionários das empresas fazem parte dos grupos considerados minoritários. A pesquisa ouviu mais de 6,6 mil pessoas, de 60 empresas diferentes.

“Os dados demográficos da pesquisa conduzida pela Pulses revelaram respondentes principalmente brancos, adultos jovens, heterossexuais, cisgênero [que se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu], cristãos, pessoas sem deficiência, reconhecidos na literatura como pertencentes aos grupos dominantes ou privilegiados [Saska, 2020]”, diz o documento.

Foi de olho nestes e em outros números preocupantes, que nasceu a Aladas, uma plataforma de cursos digitais gratuitos que visa encorajar, capacitar e apoiar o desenvolvimento de mulheres empreendedoras.

“Queremos mudar estatísticas e quebrar vieses inconscientes que vêm impedindo as mulheres de performar no mundo dos negócios”, diz Daniela Graicar, que é fundadora do movimento, no site da empresa.

No dia 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, ela estará no evento Agora é que são elas. Resultado de uma parceria entre a EXAME e a Aladas, o encontro virtual e gratuito pretende trazer luz a assuntos importantes para o processo de empoderamento feminino, como carreira, finanças, maternidade, saúde mental, sexo e envelhecimento.

Não fique de fora! Clique aqui para fazer sua pré-inscrição e garantir sua vaga gratuitamente

Agora é que são elas

Apresentado de maneira totalmente virtual, o evento acontecerá no dia 8 de março, a partir das 9h, e será composto de seis painéis e um papo aberto. Dentre as convidadas, estão nomes como Angélica Ksyvickis (apresentadora e cofundadora da plataforma Mina); Juliana Azevedo (CEO da P&G);  e Adriana Barbosa (CEO da Pretahub).

Veja, abaixo, o tema de cada um dos painéis.

1 – Maternidade, culpa e trabalho: os pratos que equilibramos
2 – Interseccionalidade: Existe espaço para todes?
3 – Show me the money: Mulheres e finanças
4 – Elas no topo: Soft skills em alta
5 – Tecnologia e Inovação: Motor da transformação
6 - Sonhar e querer mais
7 – Papo aberto: Envelhecimento, autocuidado e sexo

Para garantir sua vaga e acompanhar a programação completa, basta fazer sua pré-inscrição clicando aqui.

QUERO FAZER MINHA PRÉ-INSCRIÇÃO

Acompanhe tudo sobre:MulheresEXAME-Academy-no-Instagram

Mais de Carreira

O segredo de sucesso da Gerdau, segundo Jorge Gerdau

Trabalho presencial deve prevalecer em 2025, diz pesquisa

Fim do Home Office? Trabalho remoto passa por questionamentos de grandes empresas nos EUA

“Tudo é possível", diz CEO da Roche que aprendeu inglês aos 35 anos e chegou ao topo com 4 idiomas