Estes líderes inspiram sua carreira?Jovens disseram que sim
Jorge Paulo Lemann é o mais admirado, segundo pesquisa realizada pela Cia de Talentos. Veja outros nomes da lista
Jorge Paulo Lemann é o grande ícone de carreira dos jovens (Scott Olson/Getty Images)
Camila Pati
Publicado em 18 de junho de 2016 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h12.
1. Jorge Paulo Lemann é o grande ícone de carreira dos jovenszoom_out_map
1/10(Scott Olson/Getty Images)
São Paulo – O empresário bilionário Jorge Paulo Lemann, da 3G Capital, e homem mais rico do Brasil é o líder mais inspirador, segundo pesquisa da Companhia de Talentos que contou com a participação de 63,9 mil jovens universitários e recém-formados. Lemann também é um ícone de carreira, segundo profissionais com mais experiência. Ficou em segundo lugar entre os mais citados, entre supervisores, coordenadores, gerentes, diretores e presidentes de empresa. A Cia de Talentos colheu as respostas de 5,4 mil pessoas em cargos de média gestão e 3,1mil pessoas de alta gestão. A seguir, navegue pelas fotos para ver quem também entrou para a lista.
O fundador da Apple, morto em 2011, aparece em segundo lugar entre os jovens. Também foi citado por profissionais de média gestão (de supervisores a gerentes) e ficou em oitavo lugar. Entre os executivos (de gerentes sênior a presidentes) foi, mais uma vez, lembrado e ficou em 10º lugar. Entre outros títulos, sua trajetória é tema do filme "Jobs" (2013), uma das indicações do consultor de carreira Rodrigo Camargo, da Talenses para quem quer encontrar (ou reencontrar) seu amor pela carreira.
O publicitário e empresário ficou em terceiro lugar na lista dos mais inspiradores segundo os jovens e em quinto lugar no ranking com base na opinião de profissionais de média gestão. Entre os executivos (de gerentes sênior a presidentes) não apareceu no top10.
O cofundador da Microsoft e homem mais rico do mundo é um íncone de inspiração da juventude brasileira e também dos profissionais de média gestão. Em quarto lugar no ranking que computou as respostas de mais de 63,9 mil jovens, o bilionário é o 10º da lista com base nas 5,4 mil opiniões de supervisores a gerentes plenos entrevistados pela Cia de Talentos.
Presidente do conselho da BRF e um dos donos do Carrefour, o empresário Abílio Diniz ficou em quinto lugar entre os ícones de carreira dos jovens brasileiros. Mas seu poder de influência é arrebatador entre os mais experientes: é o mais inspirador na opinião de supervisores a presidentes de empresa.
O criador da Wise-up e do blog Geração de Valor, Flávio Augusto da Silva, é outro ícone de carreira, segundo os 63,9 mil jovens entrevistados pela Cia. De Talentos. No entanto, não apareceu entre os 10 mais citados pelos profissionais de média e alta gestão.
O dono do SBT é admirado pelas diferentes gerações profissionais entrevistadas pela Cia. De Talentos. Entre os jovens, o apresentador ficou em sétimo lugar e foi o quarto mais citado pelo grupo de supervisores a gerentes plenos. Também ficou em sétimo na lista dos mais admirados pelos executivos (de gerentes sênior a presidentes de empresa).
Mark Zuckerberg do Facebook ficou entre os líderes mais admirados apenas entre os 63,9 mil jovens entrevistados pela Cia de Talentos. Não entrou para o top 10 dos profissionais mais experientes.
O especialista em gestão, Vicente Falconi, foi o nono mais lembrado pelos jovens e pelos profissionais de média gestão. Já entre os executivos em cargos de gerência plena até presidência, Falconi é ainda mais admirado: ficou em quinto lugar.
10. Confira alguns conselhos profissionais de personagens de filmes e sérieszoom_out_map
Com a previsão de criação de 170 milhões de novos postos de trabalho até 2030, as empresas têm o desafio de equilibrar a adoção tecnológica com a capacitação de suas equipes. Por outro lado, há 15 profissões que estarão em declínio nos próximos anos