Acompanhe:
seloCarreira

Ela foi de trainee a diretora da Lojas Americanas - e você pode também

Programa aceita universitários e recém-formados de qualquer curso e tem inscrições abertas até o dia 30 de junho

Modo escuro

Continua após a publicidade
 (Lojas Americanas/Divulgação)

(Lojas Americanas/Divulgação)

L
Luísa Granato

Publicado em 21 de junho de 2019 às, 05h55.

Última atualização em 21 de junho de 2019 às, 05h55.

São Paulo - Na Lojas Americanas, 41% da composição da diretoria atual veio do programa de trainee.

Em entrevista para EXAME, Milena de Andrade, diretora de Gente & Gestão, fala que o trainee é a principal porta de entrada na empresa e que eles buscam pessoas com o potencial de assumir posições de destaque no futuro.

Ela mesma entrou pelo programa em 2008, quando estava perto da graduação no curso de Engenharia de Produção. E essa é uma oportunidade para quem vai começar a carreira agora: as inscrições para o programa deste ano estão abertas até o dia 30 de junho pelo site.

Segundo a diretora, das lições da época de trainee, as mais valiosas foram a necessidade de aprender o tempo todo e não ter medo de fazer o que não sabe.

“Muito rapidamente fui inserida na dinâmica da companhia. Conheci diferentes modelos de loja, fui no centro de distribuição e até acompanhei entregas na casa de clientes. E logo no início fiquei muito exposta a liderança da empresa, esse contato com os executivos me estimulou a ser um deles”, conta ela.

Buscando os melhores talentos, a Lojas Americanas aceita candidatos de todo o país e de qualquer curso, com graduação completa entre julho de 2017 e julho de 2019. Os selecionados vão começar ainda neste ano na sede da empresa no Rio de Janeiro.

O diferencial de Milena quando começou, e que ela conta que apenas cresceu durante sua trajetória, era sua vontade de encarar novos desafios e sua paixão pela cultura da Lojas Americanas.

“Quando eu conheci a história de sucesso da empresa, percebi que poderia realizar meus sonhos de carreira ali. Tive chance de montar uma área nova logo após o programa, o que estimulou minha vontade de empreender, e pude liderar esse time. Depois, me desenvolvi na área de gente, que não tinha contato antes, e fiz minha carreira nessa área. Aqui, a área de formação não limita sua área de atuação”, diz ela.

Para ela, o perfil dos jovens que ingressam atualmente na companhia não mudou. Eles não abrem mão de pessoas que se identifiquem com o propósito e valores da empresa, que querem ser protagonistas de suas carreiras, que pensem grande sobre seu futuro e que procurem fazer coisas a todo o momento.

Parte do seu orgulho na Lojas Americanas é a alta representatividade de mulheres em cargos de liderança, de 63%. Na turma de trainees que começaram em janeiro, 70% são mulheres. Segunda a diretora, elas estarão expostas a exemplos de liderança feminina, algo que será integral no cotidiano.

“A diversidade é tratada com naturalidade dentro da empresa. Temos mais de 25 mil associados no Brasil inteiro. É uma felicidade ter liderança feminina e todo o tipo de diversidade. E somos muito rigorosos com atitudes discriminatórias que prejudiquem a diversidade”, fala ela.

Após as inscrições, os candidatos farão provas de raciocínio lógico, teste de perfil e vídeo entrevista, além de painel com gestores e executivos da companhia. Em 12 meses, os trainees vão passar por diversas áreas para entender o ecossistema do negócio.

Últimas Notícias

Ver mais
Liderança na era da IA: como harmonizar inteligência humana e artificial na vanguarda da inovação?
Liderança

Liderança na era da IA: como harmonizar inteligência humana e artificial na vanguarda da inovação?

Há 21 horas

Nesta véspera de feriado, descubra o que quatro líderes fazem para manter o equilíbrio 
Um conteúdo Bússola

Nesta véspera de feriado, descubra o que quatro líderes fazem para manter o equilíbrio 

Há 21 horas

Na Vult, venda de batom ajuda no tratamento de vítimas de violência doméstica
ESG

Na Vult, venda de batom ajuda no tratamento de vítimas de violência doméstica

Há um dia

Coragem, um substantivo feminino
ESG

Coragem, um substantivo feminino

Há um dia

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais