É verdade que o certo é "terraplenagem"? Professor responde
Existe a palavra "terraplanagem" ou você deve abolir o uso dessa grafia? Confira a explicação de Diogo Arrais, professor de português
Da Redação
Publicado em 14 de novembro de 2017 às 13h34.
Última atualização em 14 de novembro de 2017 às 13h34.
Nesta semana, recebi uma curiosa mensagem: "É verdade que o correto é "terraplenagem"? Existe "terraplanagem" ou devo abolir o uso dessa grafia?"
Ortografia, como se sabe, corresponde ao conjunto de regras estabelecidas pela gramática para uma dada língua, que ensinam a grafia correta das palavras e a utilização dos sinais de pontuação.
Em consulta ao Aulete (um dos mais importantes dicionários de nossa Língua), o termo "terraplanagem" simplesmente não consta. Há apenas "terraplenagem", substantivo feminino, que significa o ato ou o efeito de terraplenar.
O Houaiss expõe a origem do termo: forma histórica datada de 1877, provém de "terraplenar + -agem". Corresponde ao conjunto das operações necessárias para se proceder a uma construção (edifício, estrada de ferro ou rodagem, fortificação etc.) e que, basicamente, consiste no desmonte e no transporte de terras no aterro.
Apesar disso, o próprio Houaiss destaca: "terraplanagem" é a forma não preferencial de "terraplenagem".
Vamos, agora, ao Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras: há o registro das duas formas - terraplenagem e terraplanagem.
Caro leitor, a fim de garantir outros posicionamentos bibliográficos, é possível encontrar o posicionamento do conhecido autor Sérgio Nogueira: "o certo é terraplenagem".
Seguindo a linha do Houaiss, os dicionários da editora Porto e o Michaelis, apesar de registrarem "terraplanagem", indicam a consulta de "terraplenagem".
Em suma: a forma tradicional é realmente "terraplenar, terraplenagem", com o uso do E, com o devido respeito à forma histórica do termo. Não é preciso chegar ao exagero de abolir "terraplanagem" (a forma mais usual no Brasil), até porque nosso Vocabulário Ortográfico registra o termo.
VOCÊ SABIA?
A forma "abaixo-assinado" é diferente de "abaixo assinado". O documento que se assina é um "abaixo-assinado":
"Todos pedem um abaixo-assinado contra o presidente."
Por outro lado, quem assina o documento é um "abaixo assinado":
"O abaixo assinado, Silva Santos, discorda das diretrizes traçadas na última reunião, uma vez que..."
Um grande abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!
Diogo Arrais
@diogoarrais
Professor de Língua Portuguesa - CPJUR
Autor Gramatical pela Editora Saraiva