Carreira

Dia Internacional da Mulher: como evitar o machismo ao escrever mensagens na data?

O professor Diogo Arrais explica a origem do termo misoginia e se data comemorativa é escrita ou não com letra maiúscula

Dia Internacional da Mulher: data traz lições comunicativas importantes (Paulo Whitaker/Reuters)

Dia Internacional da Mulher: data traz lições comunicativas importantes (Paulo Whitaker/Reuters)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de março de 2023 às 14h00.

Dia Internacional da Mulher. Um marco à humanidade. A data, apesar de mundialmente celebrada, tem muito a ensinar.

Dia da Mulher é escrito com maiúscula ou minúscula?

Em nossa Língua Portuguesa, as datas comemorativas devem fazer o uso da inicial maiúscula. Para o tema em questão, o aglutinar entre a preposição e o artigo (da) exige a minúscula, uma vez que é monossilábico.

Registra o mestre Evanildo Bechara: “Não se escrevem com maiúscula inicial as partículas monossilábicas que se acham no interior de vocábulos compostos ou de locuções ou expressões que têm iniciais maiúsculas: Queda do Império, O Crepúsculo dos Deuses, A Mão e a Luva, Festas e Tradições Populares do Brasil etc.”

Qual a origem do termo misoginia?

Em referência ao étimo, é importante registrar como o dia 8 de março educa para a extinção de atitudes e mensagens misóginas. Você sabe de onde vem o termo misoginia?

Do grego misogynia: formação do verbo mísein (odiar, evitar) e gynia, do mesmo étimo de gynekos, presente em ginecologia. Representa a aversão mórbida pelas mulheres. Os dicionários (entre eles, o de Deonísio da Silva, Houaiss, Aulete e Aurélio) registram essa importante história.

Há uma outra questão evolutiva: “O que nós, homens, podemos fazer para eliminar ruídos machistas das mensagens?”

Antes de tudo, evitar formações oracionais cristalizadas, imóveis, pautadas pelo verbo ser: “A mulher é assim... Elas são assim.. Minha (veja o peso do possessivo) mulher é isso e ponto.” Além de possivelmente violentas, elas podem carregar preconceitos.

O verbo ser, de ligação, (entre o sujeito e predicado) pode ofender. Como você se sentiria se alguém dissesse que “você é perdedor”? Seria muito mais adequado sentenciar: “Você pode ter perdido hoje, mas já ganhou inúmeras batalhas.”

Além disso, quantos são os que ainda confundem “femismo” e “feminismo”? Nunca é demais lembrar que feminismo busca um movimento sociocultural que se baseia na luta por direitos iguais entre os gêneros. Femismo envolve a superioridade, apesar de ser vocábulo ainda não registrado oficialmente pela Academia Brasileira de Letras.

Dicionários e sociedade devem ser atentos; humildes às correções. A leitura e o respeito são grandes caminhos, como prega a importantíssima escritora Isabel Allende, na obra Mulheres de Minha Alma.

O Dia Internacional da Mulher traz lições comunicativas importantes a quem busca querer ser melhor em um mundo repleto de mensagens ofensivas.

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

DIOGO ARRAIS
http://www.ETIMO.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa


Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de PortuguêsGramáticaEducaçãoDia Internacional da Mulher

Mais de Carreira

Com 20 mil na folia, 'Passa Lá no RH' marca nova era da gestão de pessoas em bloco de carnaval

Três comandos do ChatGPT para ser promovido no trabalho

Como treinar seu cérebro para gostar de tarefas difíceis, conta psiquiatra de Stanford

Este é o prompt perfeito para o ChatGPT, segundo presidente da OpenAI