Devo usar vírgula antes de 'etc.'? O que fazer (e evitar) nessas horas
Diogo Arrais, professor de português do Curso Arrais e do canal Mesma Língua, do YouTube, tira uma das dúvidas mais comuns entre redatores da língua portuguesa
Da Redação
Publicado em 5 de outubro de 2021 às 14h28.
Última atualização em 5 de outubro de 2021 às 15h22.
Diogo Arrais
O termo “ etc.” é a abreviação da locução latina ét cétera, que significa “e outras coisas”. Emprega-se com o sentido de “e outros”, “e assim por diante”, “e o resto”, ou seja, para indicar que outras coisas mencionadas devem ser subentendidas. A grande questão aqui é: deve haver ou não deve haver vírgula antes de “etc.”?
Conheça o programa de incentivo profissional que pode te ajudar a alcançar o sucesso
Assim como antes da conjunção “e”, somente em casos raros existirá uso de vírgula antes da locução latina abreviada “etc.”, de acordo com a tradição gramatical.
O dicionário Aulete traz o seguinte registro, sem o uso da vírgula:
Abreviatura de et cetera. (fórmula que substitui as enumerações longas): Ganhou bonecos, bolas, soldadinhos de chumbo, um jogo de futebol de botões etc.
Em contrapartida, o dicionário Aurélio, na versão eletrônica, por exemplo, cita o seguinte exemplo: “Comprou na feira legumes, verduras, frutas, etc.”
No entanto, é importante salientar algumas regras:
- Não se deve usar o conectivo “e” antes de “etc.”;
- Deve ser evitado o uso de “etc.” para pessoas: “Estão presos Silva, José, Abreu etc.”;
- Caso o termo “etc.” finalize uma frase, o ponto final não deve ser duplicado (etc..);
- Não se usa “etc.” acompanhado por reticências (etc....). Usa-se “etc.” ou reticências.
Havendo dúvida, lembre-se de que “etc.”, tradicionalmente, não é precedido por vírgula. Questões modernas, de uso, tornaram tal vírgula facultativa.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal !
Dicas de carreira, vagas e muito mais
Você já conhece a newsletter da EXAME Academy ? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.
Quer receber as dicas de carreiras, vagas de emprego e ficar por dentro das tendências do mercado de trabalho? Assine a newsletter aqui .