Candidatos já podem acessar os gabaritos preliminares e cadernos de questões no site do IBFC. (Eduardo Frazão/Exame)
Redação Exame
Publicado em 16 de dezembro de 2024 às 07h03.
Última atualização em 16 de dezembro de 2024 às 07h12.
Os Correios divulgaram neste domingo, 15, os gabaritos preliminares das provas objetivas aplicadas no concurso público que busca preencher vagas em todo o país. A publicação foi feita pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), organizador do certame. Os documentos, que incluem as respostas oficiais e os cadernos de questões, estão disponíveis no site da instituição para consulta e download.
Essa etapa é fundamental para que os candidatos possam conferir suas respostas, verificar seu desempenho e, se necessário, interpor recursos contra questões ou gabaritos preliminares. Além dos gabaritos oficiais, o g1 antecipou a divulgação de um gabarito extraoficial voltado para o cargo de carteiro, corrigido por professores do Estratégia Concursos. A ampla procura por informações reforça o alto nível de concorrência deste processo seletivo, que é um dos mais esperados no Brasil.
As provas foram realizadas no último domingo, 15, marcando a etapa mais concorrida do concurso, que visa preencher 3.099 vagas para o cargo de carteiro (nível médio) e 412 vagas para Analista de Correios (nível superior).
Os cargos de nível superior incluem diversas especialidades, exigindo formação específica para cada área. No total, foram aplicadas 12 versões de provas, incluindo questões de conhecimentos específicos e redação para os cargos de nível superior.
Candidatos que desejem contestar o enunciado ou o gabarito de alguma questão podem interpor recurso por meio do site do IBFC. É necessário preencher um formulário próprio, disponibilizado na página do concurso, e fundamentar a solicitação com argumentação lógica e consistente.
As solicitações que não atenderem aos critérios descritos no edital serão indeferidas. O resultado dos recursos será divulgado no site do IBFC, e os candidatos não receberão respostas individuais.