Como vencer o paradoxo da produtividade
Entenda sobre os mitos que deixam a sua rotina menos produtiva
Da Redação
Publicado em 31 de março de 2022 às 15h22.
Última atualização em 31 de março de 2022 às 16h05.
Como se tornar mais produtivo? Este questionamento é o que traz para muitos profissionais dúvidas em relação a como buscar uma rotina mais organizada, pois, ainda que seja possível otimizar o tempo diante de todas as tarefas propostas pela empresa, dá mesmo para ser produtivo sem considerar a vida pessoal?
A resposta é não. O mito de que ser produtivo diz respeito apenas ao que acontece dentro da firma já se prova falso desde os anos 1990, quando houve a percepção de que a produtividade vai muito além do simples check nas atividades da rotina, envolvendo todo o ambiente ao redor do profissional que deseja melhorar a qualidade de suas entregas no menor tempo possível.
No Brasil, entender o funcionamento desse tópico torna-se relevante diante da baixa produtividade registrada na população. Um estudo de 2020 doInstituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas mostrou que entre 1981 e 2020, a produtividade brasileira aumentou apenas 0,4%. Esse valor chama a atenção de especialistas na área, que defendem queum trabalhador brasileiroleva uma hora para fazer o mesmo produto ou serviço que um norte-americano faz em 15 minutos e um alemão ou coreano, em 20 minutos.
Mas como fugir desta estatística? Como transformar a produtividade em aliada e utilizá-la como vetor de mudança para a sua rotina? O conhecimento em relação aos pequenos mitos que rondam esta habilidade será diferencial durante este processo, para que você seja capaz de agir de forma crítica e, assim, organizar a sua rotina de forma verdadeiramente prática.
Para receber ainda mais insights sobre o assunto, confira mais sobre o paradoxo da produtividade no vídeo com Diego Cidade, CEO da Academia do Universitário, na coluna "A Nova Geração do RH".