Carreira

Como o Pinterest pode ser útil para a sua carreira

Considerada a rede social mais promissora do ano, Pinterest pode tirar seu portfólio do ostracismo digital

Currículos criativos do Pinterest

Currículos criativos do Pinterest

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 12 de março de 2012 às 19h08.

São Paulo – Você já imaginou atrair a atenção de um headhunter com o mural de fotos que mantém (ou já manteve) em uma das paredes do seu quarto? Pois, dependendo da sua área de atuação, a rede social Pinterest tem potencial para assumir este papel.

Em linhas gerais, o Pinterest funciona exatamente como uma espécie de mural virtual de imagens e vídeos. Basta selecionar o material para incluí-lo em murais que você mesmo criou. De acordo com estudo do site Shareaholic, em fevereiro, o site desbancou o Twitter em termos de redirecionamento de audiência.

No Brasil, a popularidade do Pinterest ainda é tímida. Mesmo assim, para algumas carreiras é essencial marcar presença por lá, segundo André Telles, CEO da agência Mentes Digitais.

“Neste momento, de maneira geral, o recrutador não irá olhar o perfil de ninguém no Pinterest para avaliar se o profissional é capacitado ou não”, explica. Mas, de acordo com o especialista, em algumas áreas, como comunicação, design e moda, a rede pode tornar o trabalho (e perfil) profissional relevante.

1. Colocar holofotes no portfólio

De publicitários a designers gráficos, passando por especialistas em moda: todo profissional cujo trabalho tenha relação com imagens pode usar o Pinterest para expor seu portfólio.

“Da mesma forma como uma empresa pode expor seus produtos, um profissional pode mostrar imagens do seu trabalho”, afirma o especialista. A dica, neste caso, é segmentar seus “boards” e fazer uma galeria apenas com o seu portfólio.

Se sua área de atuação permite currículos criativos, não tenha pudores de alfinetar a versão em infográfico do seu currículo no Pinterest. Mas, lembre-se de descrevê-lo corretamente para que apareça nas buscas feitas pela rede.

2. Alfinetar sua marca pessoal

Aproveite o Pinterest para mostrar a multiplicidade de interesses que diferenciam você de outros profissionais. Neste ponto, é interessante colocar todas as suas habilidades (e talento) em evidência.


Por isso, se a imagem é a alma da sua carreira, nada de taxar fotos ou trabalhos que denunciem falta de critérios (e até bom gosto) da sua parte. “Você precisa alfinetar temas que sejam relevante e atuais”, diz o especialista.

3. Aumentar sua relevância social

Quanto mais interessantes (e pioneiros) forem seus pins e boards mais chances você tem de se tornar influente na rede. E, em termos de mercado de trabalho, isso pode contar muito.

Por isso, a dica é adotar uma postura estratégica diante desta rede social. “Você pode, por exemplo, taxar infográficos que tenham alguma relação com a sua carreira”, afirma Telles.

Alfinetar imagens e vídeos que remetam para seu blog ou site profissional também é uma boa estratégia para atrair a atenção de profissionais da sua área de atuação - que podem ser potenciais empregadores no futuro.

4. Autopromoção em medidas homeopáticas

Agora, um alerta: ao contrário do LinkedIn, qualquer tentativa de autopromoção pode ter um efeito negativo para sua relevância no Pinterest. A essência da ferramenta é “catalogar e compartilhar coisas que você ama”.

Por isso, perfis altamente burocráticos e claramente voltados para a autopromoção tendem ao ostracismo. A dica para evitar isso é seguir, sim, a essência da rede com a noção de que, nas entrelinhas, isso pode falar muito sobre quem você é profissionalmente.

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosCurrículosMudança de empregoPinterestRedes sociais

Mais de Carreira

Lifelong learning: o segredo para crescer profissionalmente pode estar fora da sua área de atuação

Pedido para cidadania italiana ficará mais caro a partir de janeiro; entenda a nova lei

Brasileiros que se mudaram para Finlândia compartilham uma lição: a vida não é só trabalho

Como usar a técnica de Delphi para tomada de decisões