New York University, nos EUA, é uma das universidades que aceitam o Enem no processo seletivo de estudantes brasileiros (Divulgação: nycshooter/Getty Images)
Repórter
Publicado em 16 de janeiro de 2024 às 14h27.
Última atualização em 23 de janeiro de 2024 às 17h52.
Mais de 2 milhões de brasileiros já podem ver o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) divulgado nesta terça-feira, 16, no site do Inep, órgão responsável por aplicar o exame em todo o país.
O maior vestibular do Brasil é um dos canais de entrada tanto em universidade pública ou privada no Brasil, quanto em universidades no exterior.
A inclusão do Enem como critério de admissão em universidades internacionais é uma janela de oportunidades para estudantes brasileiros, afirma Ana Paula Montanha, diretora global de Recursos Humanos da Hayman-Woodward Human Capital.
“Este desenvolvimento não só reforça a importância do Enem como uma avaliação de alta qualidade, mas também encoraja estudantes a mirar além das fronteiras, explorando novas culturas e sistemas educacionais. Com pesquisa e preparação adequadas, o sonho de estudar no exterior está mais acessível do que nunca.”
Além de Portugal, países como Reino Unido, França, Canadá, Estados Unidos e Irlanda começaram a aceitar as notas do Enem.
“Isso reflete um movimento global em direção à inclusão educacional e reconhecimento de qualificações internacionais. No entanto, é importante observar que, além do Enem, essas universidades podem requerer critérios adicionais como exame de fluência em inglês, histórico escolar e outros processos seletivos”, diz Montanha.
Portugal é o único país europeu que não exige exame de proficiência da língua, segundo Montanha. Dessa, forma são várias instituições para você escolher, segundo a lista atualizada recentemente pelo Inep:
Enem Portugal: Lista de universidades em Portugal que aceitam o Enem.
Para estudar em uma universidade portuguesa, é preciso tirar um visto de estudante, conhecido como visto D4, afirma Marcelo Rubin Goldschmidt, advogado e sócio-fundador do Clube do Passaporte. "O visto de estudante é na verdade um visto de residência, porque ele dura mais que 12 meses. Vale lembrar que você entra com o visto de residência para estudo e lá você tem direito de tirar a sua autorização de residência, essa que é válida por dois anos e que permite que você resida legalmente no país".
As universidades francesas analisam alguns requisitos além da nota do Enem, como: aprovação em uma instituição de ensino superior brasileira, pública ou privada (reconhecida pelo MEC), em um curso que tenha correlação com o pretendido no país europeu, reforça a executiva Hayman-Woodward Human Capital.
“O candidato também precisa possuir proficiência na língua francesa pelo menos no nível B2, avançado na fala, escrita e ótima compreensão de textos complexos, e boas notas no histórico escolar.”
Neste país, segundo Montanha, a lista de universidades que aceitam a nota do Enem é:
Tanto para os Estados Unidos quanto para o Canadá é preciso obter um visto específico para estudo ou para intercâmbio. Estes processos podem ser feitos pelos próprios estudantes, sem obrigatoriedade de contratar advogados ou despachantes, já que são processos muito simples, afirma Marcelo Gondim, advogado de imigração.
"Nos websites da Embaixada dos EUA e da Embaixada do Canadá estão listadas todas as etapas de como solicitar vistos de estudo ou intercâmbio."
Em relação as matrículas, o advogado explica que basicamente tudo é feito de forma online, com a pessoa aplicando através do website da instituição de ensino.
"Uma vez que o aluno é aceito, a própria instituição comunica as autoridades americanas (Departamento de Estado) que emite então um formulário de 'aceite'. Este formulário é enviado para o estudante no Brasil, e deverá ser apresentado junto com os demais documentos necessários para o processo de visto de estudo na Embaixada ou Consulados dos EUA ou Canadá".
Além do teste de proficiência em inglês, segundo Montanha, na Irlanda irão exigir Concessão do Certificado de Conclusão de Ensino Médio e uma boa nota no Enem.
Entre as universidades que aceitam a nota o vestibular brasileiro no país estão:
Não é apenas quem fez o Enem 2023 que poderá aplicar para estudar no exterior. Há universidades que aceitam o resultado de outras edições, segundo Montanha.
“Se tiver a nota formal vinda do ENEM, é possível aplicar a uma vaga em uma universidade no exterior. Não necessariamente precisa ser a do último ano, mas obviamente isso varia de faculdade para faculdade, é preciso se informar com a instituição”, diz Montanha, que reforça que as universidades não destacam muito o ano do Enem, e que outros fatores, como a nota do teste de inglês, podem pesar muito no ingresso dos brasileiros.
LEIA MAIS:
Enem 2023: Resultado sai nesta terça; veja como usar a nota em universidades no Brasil e exterior
Que horas sai o resultado do Enem 2023? Veja como consultar a nota no site; Inep atualiza horário
Enem 2023 teve 60 redações nota mil; veja pontuação média por área